adplus-dvertising

O que é urinálise e qual a sua importância?

O que é urinálise e qual a sua importância?

A urinálise é o famoso exame de urina, que possui grande importância para avaliar a função renal. Por meio desse exame não invasivo, é possível diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso das doenças, acompanhar a eficácia do tratamento e, ainda, descobrir a cura.

O que é Urobilinogenio?

O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.

Para que serve a bexiga urinária?

A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina.

Qual é a causa da dor de bexiga?

A dor na bexiga geralmente indica infecção urinária, alguma irritação causada por cistos ou cálculos mas ela também pode ser causada por alguma inflamação no útero ou no intestino.

Qual a forma da bexiga?

A bexiga urinária é um saco muscular na pelve, logo acima e atrás do osso púbico. Quando vazia, a bexiga tem o tamanho e a forma de uma pera. A bexiga é revestida por camadas de tecido muscular que se esticam para reter a urina. A capacidade normal da bexiga é de 650 a 750 mL.

Porque tem que estar com a bexiga cheia para fazer ultrassom?

É solicitado que o paciente esteja com a bexiga cheia para que se obtenha melhores imagens. Isto porque o transdutor emite e capta ondas sonoras ao entrar em contato com o corpo. Como o ultrassom não se propaga no ar, a bexiga precisa estar bem cheia para que as ondas de ultrassom sejam refletidas.