Como requerer pensão por morte para filho menor?

Como requerer pensão por morte para filho menor?

Para solicitar o pedido de pensão por morte, saiba que não é necessário ir até a uma agência do INSS, pois, o pedido só pode ser feito de forma remota, através do aplicativo ou site Meu INSS, também é possível pela central telefônica 135.

Como requerer pensão por morte de companheiro?

Companheiro/a (união estável)

  1. certidão de óbito do segurado (se constar o interessado como declarante do óbito vale como prova da união estável);
  2. sentença judicial proferida em ação declaratória de união estável;
  3. certidão de nascimento de filho havido em comum;

Qual o prazo prescricional para requerer pensão por morte?

cinco anos

Qual o prazo de prescrição do INSS?

Assim, a partir da publicação da referida súmula vinculante, o prazo prescricional para cobrança das contribuições previdenciárias pelo INSS e pelo trabalhador na justiça do trabalho, terá um prazo prescricional e decadencial de 5 (cinco) anos conforme previsto no CTN.

Quanto tempo demora a análise do INSS para pensão por morte?

60 dias

Quem é o instituidor no pedido de pensão por morte?

A Informação do Instituidor de Pensão é o documento exigido pelo IPREV, fornecido pelo Tribunal, que comprova a situação do falecido perante esta instituição, seu tempo de serviço e o valor de suas últimas remunerações. Juntamente com a informação serão fornecidos: cópia do ato de aposentadoria (se estava aposentado);

Como fazer para dar entrada no pedido de pensão alimentícia?

O interessado deverá se dirigir ao Fórum mais próximo de sua residência, portando: (A) PARA ALIMENTOS A FILHO MENOR: Documentos do pai ou da mãe que está com a criança: Carteira de Identidade (ou certidão de nascimento ou de casamento), CPF e comprovante de residência.