Como avaliar o Clonus?

Como avaliar o Clonus?

O teste para o clônus (alternâncias rápidas e rítmicas de relaxamento e contração muscular causadas pelo estiramento passivo e súbito do tendão) é realizado pela dorsiflexão rápida do pé no tornozelo. O clônus sustentado sugere lesão de neurônio motor superior.

O que significa tônus muscular passei direto?

(Definição fisiológica) Estado de tensão muscular ou de atividade muscular contínua para manter a postura corporal. TÔNUS MUSCULAR Resistência do músculo ao alongamento passivo ou estiramento.

O que é a arreflexia?

substantivo feminino Patologia Ausência de reflexos.

O que é hipertonia elástica?

A hipertonia elástica está relacionada à espasticidade, e ocorre a nível de lesão do trato corticoespinhal, passando pela decussação das pirâmides. Um exemplo de quadro clínico relacionado à hipertonia elástica é o AVE ( Acidente Vascular Encefálico).

O que causa arreflexia?

A hiporreflexia ou arreflexia é característica da síndrome do neurônio motor inferior. A tabela 2 resume os pontos de exaltação dos reflexos profundos, bem como os níveis de integração e nervos envolvidos.

O que é arreflexia patelar?

O reflexo patelar é um tipo de reflexo miotático, também conhecido como reflexo profundo ou reflexo tendineo. O teste do tendão patelar testa a função do nervo femoral,seguimentos L2-L4 da medula espinhal. A ausência ou diminuição deste reflexo é conhecida como sinal de Westphal.

O que é sinal de Babinski positivo?

O termo sinal de Babinski refere-se ao sinal do reflexo plantar patológico, quando há a extensão do hálux (1º dedo do pé). A presença do reflexo (extensão do hálux) é uma reação normal em crianças até 1 ano de idade. Em adultos indica lesão neurológica.

O que é sinal de Gordon?

Sinal de Gordon: nesse caso, o médico comprime a musculatura da panturrilha; Sinal de Oppenheim: oexaminador faz uma compressão com o polegar e com o indicador sobre a face medial da tíbia, descendo a mão da região infrapatelar até o tornozelo.