Qual a arte que os portugueses trouxeram para o Brasil?

Qual a arte que os portugueses trouxeram para o Brasil?

Ao falar de arte brasileira no período colonial nos remetemos, diretamente, à arte sacra católica. Ao desembarcar na praia, onde atualmente está situada a Igreja da Conceição da Praia, o primeiro governador geral ordenou a construção da primeira capela em terras brasileiras. ...

Quais plantas Os portugueses trouxeram para o Brasil?

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

Quais foram os animais que os portugueses trouxeram para o Brasil?

Resposta. Muitos eram os animais trazidos pelos portugueses ao Brasil no período do descobrimento, entre eles estavam a vaca, a galinha, o pato, o carneiro e a ovelha.

O que os portugueses trouxeram para os índios?

Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. ... Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira.

Que doenças os portugueses trouxeram para os povos nativos da América?

Que doenças os portugueses transmitiram para os povos nativos da América. Uma epidemia de varíola ocorrida em 1563, na Bahia, matou cerca de 30 mil índios. Além da varíola, os portugueses trouxeram também a gripe e as doenças venéreas.

Qual foi a reação dos índios com a chegada dos portugueses?

A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. ... Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara.

Qual a consequência do uso das palavras descobrimento ou invasão para explicar a chegada dos portugueses a América?

Resposta. Resposta: Quando os portugueses chegaram aqui, os índios já moravam nessas terras, há anos, dizer que os portugueses "descobriram" o Brasil é um mal entendido, já que os índios já estavam aqui, no caso, já aviam descoberto.

Porque o processo de colonização da América foi um genocídio a população indígena?

Alguns estudiosos consideram a colonização das Américas como genocídio, uma vez que alegam que foi em grande parte alcançada através de exploração sistemática, remoção e destruição grupos étnicos específicos, mesmo quando a maioria das mortes foram causadas por doença e não pela violência direta de colonizadores.

Quais foram as principais causas para o genocídio dos povos nativos da América?

A chegada dos Europeus foi a principal causa, pois eles queriam o território que pertencia aos indígenas e não se importavam em lutar por ele, além de levarem doenças, em certo momento propositalmente, para a região, que por não terem imunidade ou conhecimento, os nativos acabavam morrendo.

Quais os principais fatores que influenciam na dizimação dos indígenas no Brasil?

Primeiramente, a herança-histórico cultural é uma das principais responsáveis pela dizimação dos povos indígenas.

Como é possível relacionar as bandeiras de Preação a redução da população indígena?

As bandeiras de preação buscavam índios para serem escravizados e vendidos para os fazendeiros. O escravo indígena era muito mais barato do que o escravo africano e pelo escravo índio não se pagavam impostos á Coroa Portuguesa.

Porque a população indígena está concentrada na região Norte?

Pelo simples fato de nessa região suas culturas estarem mais conservadas.As populações indígenas originais do Brasil antes do período colonial se espalhavam por todo o território do país,se concentrando principalmente no sul,sudeste e centro-oeste,tendo também uma boa população no norte e nordeste,mas a maioria dessas ...

Qual é a população indígena da região Norte?

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 305.

Como vivem os índios na região Norte?

Mais da metade da população indígena vive na Região Norte e na Região Centro-Oeste do país, especialmente na amazônia único lugar onde as reservas são todas demarcadas, para evitar a ação de madeireiros, agricultores e grileiros.

Quais são os povos indígenas que vivem na região Norte?

Quais os grupos indígenas vivem hoje na Região Norte do Brasil

  • Dentre os grupos podemos citar:
  • A tribo Ticuna;
  • A tribo Macuxi entre outras.