Qual é o nome da doença transmitida por água e alimentos contaminados?

Qual é o nome da doença transmitida por água e alimentos contaminados?

Ascaridíase ou lombriga É uma verminose causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, também conhecido como lombriga, que habita, se desenvolve e se multiplica no intestino. Esta doença, é transmitida através da ingestão água ou alimentos contaminados com ovos do parasita.

Quais são os riscos de ingerir água não tratada?

O consumo da água não tratada pode trazer algumas doenças e sintomas, como: diarréia, febre, hepatite A, infecções intestinais e outras.

O que pode estar presente na água contaminada?

Denominamos de água contaminada aquela que é capaz de colocar em risco a saúde da população graças à presença de agentes patogênicos, tais como bactérias e protozoários, e substâncias tóxicas, como metais pesados.

Qual é o principal agente transmissor de doenças por meio da água?

Os agentes infecciosos (bactérias, vírus, helmintos e protozoários) são a principal causa de doenças transmitidas por água e alimentos contaminados em viajantes.

O que são doenças transmitidas pela água?

Exemplos de doenças causadas pela ingestão de água contaminada: cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, rotavírus, entre outras. Contato com água contaminada: Não é apenas a ingestão que pode ocasionar doenças, o contato com a água contaminada pode ser suficiente para desencadear uma patologia.

São exemplos de doenças transmitidas pela ingestão da água pelo contato da pele com a água e por vetores que dependem da água respectivamente?

São exemplos de doenças transmitidas pela ingestão da água, pelo contato da pele com a água e por vetores que dependem da água, respectivamente:

  • chikungunya, pediculose e giardíase;
  • amebíase, esquistossomose e zica;
  • cólera, diarreia e filariose;
  • escabiose, febre tifoide e malária;
  • dengue, rinite e leptospirose.

São exemplos de doenças transmitidas por vetores que se relacionam com a água?

Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, a zika, a chikungunya e a dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

Qual doença não apresenta relação alguma com a água?

QUESTÃO. 1 - A água, apesar de ser fundamental para nossa sobrevivência, está relacionada com o surgimento de diversas doenças. Das doenças abaixo, qual não apresenta relação alguma com a água? a) Giardíase.

Qual não é eficaz na proteção contra doenças relacionadas com a água?

Entre as recomendações a seguir qual não é eficaz na proteção contra doenças relacionadas com a água: (A) lavar sempre as mãos. (b) usar álcool em gel e máscara com tecido duplo. (c) ter bons hábitos de higiene. (D) evitar andar em locais com enchente.

Qual doença não apresenta a ingestão de água contaminada como forma de transmissão?

É muito comum a contaminação após contato com água de enchentes. Qual das doenças a seguir não apresenta a ingestão de água contaminada como forma de transmissão? a) Hepatite.

Qual a opção abaixo que contém apenas doenças transmitidas por vetores relacionados com a água?

Qual a opção abaixo que contém apenas doenças transmitidas por vetores relacionados com a água? Malária, dengue e febre amarela. Cólera, hepatite A e leptospirose.

Qual a importância da água para doenças transmitidas por vetores?

Para muitas doenças tais como a doença de Chagas, malária, esquistossomose e leishmaniose, a OMS iniciou programas de controle usando medicamentos doados ou subsidiados. O acesso à água e ao saneamento é um fator muito importante no controle e eliminação da doença.

Quais doenças podem ser causadas por bactérias?

A seguir, alguns exemplos de doenças bastante comuns e que são causadas por bactérias:

  • Tétano. Agente causador: Clostridium tetani. ...
  • Disenteria bacilar ou shigelose. Agente causador: Shigella sp. ...
  • Coqueluche. Agente causador: Bordetella pertussis. ...
  • Sífilis. Agente causador: Treponema pallidum.