Onde ocorre a cadeia respiratória?

Onde ocorre a cadeia respiratória?

Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias, precisamente em sua membrana interna pregueada. Os eletros resultantes da cadeia respiratória são captados por moléculas de oxigênio, funcionando como aceptores finais de elétrons, produzindo água. ...

Em qual das etapas ocorre a fosforilação oxidativa?

Fosforilação oxidativa A última etapa da respiração celular também ocorre no interior das mitocôndrias, mais precisamente nas cristas mitocondriais. Essa etapa é chamada de fosforilação oxidativa, uma vez que se refere à produção de ATP a partir da adição de fosfato ao ADP (fosforilação).

Qual a principal função da cadeia de transporte de elétrons?

A cadeia respiratória ou cadeia transportadora de elétrons é a terceira e última etapa da respiração celular, processo ocorrido no interior das mitocôndrias e que tem como papel a geração de energia em forma de ATP. É na cadeia respiratória que ocorre a maior parte do ATP produzido pelo processo de respiração celular.

Qual o papel da coenzima qe citocromo C na cadeia transportadora de elétrons?

A coenzima Q-citocromo c redutase, também denominada complexo de citocromo bc1 ou complexo III, é o terceiro complexo na cadeia respiratória (EC 1.

Quando se fala em transporte de elétrons na cadeia respiratória quem está transferindo elétrons para quem?

Quando se fala em transporte de elétrons na cadeia respiratória, “quemestá transferindo elétrons para “quem”? O transporte de elétrons ocorre, porque o NADH e o FADH2 transferem os seus elétrons para o oxigênio; ou seja, o NADH e o FADH2 são oxidados pelo O2, que é reduzido a H2O.

Para que servem os citocromos?

Classe de hemoproteínas ou pigmentos celulares respiratórios cuja principal função biológica é o transporte de eletrões e/ou de hidrogénio. Classificam-se em quatro grupos (a, b, c e d) consoante as suas características espetroquímicas e das quais existem diversas variantes. Citocromo c oxidase.

Como o transporte de elétrons cria condições para a síntese de ATP no cloroplasto iluminado?

A passagem do elétron na primeira etapa da cadeia de transporte de elétrons faz com que os prótons sejam bombeados do estroma para o lúmen do tilacoide. ... Os prótons se difundem para fora do lúmen do tilacoide através da enzima ATP sintase, produzindo ATP no processo.

Qual a estrutura bacteriana é responsável pela síntese do ATP?

A respiração celular e a síntese de ATP. ... Em organismos sem mitocôndria, como bactérias, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa glicose e oxigênio e produz ATP, gás carbônico e água.

Como ocorre a Fotofosforilação cíclica?

O processo pode ser entendido de forma simplificada quando ocorre a excitação dos cloroplastos pela luz, e liberam elétons(e-) onde são "capturados" pela Adenosina-difosfato ou ADP, que se liga a um Pi(fosfato inorgânico) gerando Adenosina-trifosfato ou ATP.