Como calcular um vetor paralelo ao outro?

Como calcular um vetor paralelo ao outro?

Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c é um escalar não nulo. Nesse caso, u e v serão paralelos: Se c = 0, então u será o vetor nulo. Se 0 < c < 1, então u terá comprimento menor do que v.

Como saber se um ponto pertence a um plano?

Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano. Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano.

Como calcular o vetor normal de um plano?

Note que estes vetores devem ser paralelos ao plano determinado por A , B e C , tal como mostramos na figura abaixo. Sendo assim, o vetor normal N do plano deve ser perpendicular a ambos AB e AC . Podemos, então, tomar N=AB x AC . Como A , B e C não são colineares, este produto vetorial é não nulo.

Como calcular o vetor normal de uma reta?

Calculando a normal de uma superfície Para um polígono convexo (como um triângulo), uma normal pode ser calculada como o vetor resultante do produto vetorial de dois vetores que se encontram em arestas não-paralelas do polígono. é um normal. a é um ponto no plano e b e c são vetores (não paralelos) contidos no plano.

Como determinar a equação geral de um plano?

Então podemos determinar a equação cartesiana do plano. A equação x = 0 no espaço é equação de um plano! A equação x = 0 no espaço é equação de um plano!

Como passar da equação paramétrica para a equação geral do plano?

Para obter a equação geral dessa reta, basta isolar t em uma das equações e substituir na outra. Vejamos como isso é realizado. Isolando t na equação (II), obtemos t = y – 7. Vamos substituir o valor de t na equação (I).

O que é equação cartesiana da reta?

Uma equação linear pode ser representada no plano por uma linha, ou uma reta, no plano cartesiano em duas dimensões, onde na forma reduzida é descrita por: ... No plano cartesiano temos: Onde A e B são dois pontos tais que A=(xa, ya) e B=(xb, yb).