O que é a abordagem psicodinâmica?

O que é a abordagem psicodinâmica?

A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia-a-dia, afirmam os psicólogos.

O que é abordagem da psicologia?

Todo psicólogo realiza um trabalho baseado em uma determinada abordagem, que irá guiar a maneira de atuar com a problemática apresentada e a forma de olhar para o indivíduo. ... Se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir as sessões de psicoterapia.

O que é a Gestalt-terapia?

A Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço forma e tempo forma. ... A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.

Quais os principais fundamentos da gestalt?

Fundamentos teóricos Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva. Outros conceitos dessa teoria são super-soma e transponibilidade.

O que afirmam os teóricos da Gestalt?

Opondo-se ao subjetivismo, os fundadores e discípulos da Gestalt afirmam que as formas mais agradáveis são as que seguem fatores como equilíbrio, clareza e harmonia visual, padrões de organização desenvolvidos pelo sistema nervoso, na estrutura cerebral.

O que é Prägnanz?

Do alemão, Prägnanz significa “boa figura”. Essencialmente, essa lei afirma que todos os objetos e figuras são vistos da forma que enxergamos porque foram confeccionados de forma harmoniosa.

Como a corrente da Gestalt favorece a compreensão da dinâmica de grupo?

A abordagem gestáltica utiliza o método fenomenológico para a compreensão dos fenômenos que investiga, adotando a descrição dos fenômenos grupais como seu recurso principal no trabalho com grupos vivenciais.

O que é percepção do outro?

Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria, ou seja, é através da percepção que um indivíduo faz do outro que se pode notar a forma de como esse individuo organiza e ...

Quais aspectos podem interferir na detecção de um estímulo?

Para que um estímulo tenha uma alta probabilidade de ser detectado, sua intensidade deve exceder o limiar absoluto; se um sinal ultrapassa o limiar, a informação é transmitida ao sistema nervoso central (SNC), ao qual é integrada e uma decisão sobre como reagir é feita.

Qual o impacto da psicofísica no desenvolvimento da psicologia?

Uma contribuição da psicofísica que atualmente está ganhando a atenção de psicólogos e neurocientistas está relacionada com a utilização clínica de métodos psicofísicos voltados para o entendimento do desenvolvimento do substrato neural, das atividades mentais e do impacto de doenças no sistema nervoso sobre estas ...