O que dispõe o Conama 430 2011?

O que dispõe o Conama 430 2011?

Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

O que é lançamento de efluentes?

O padrão de lançamento de efluentes em corpos hídricos é uma ferramenta que, juntamente com o padrão de qualidade dos corpos receptores e com o padrão de qualidade de águas residuárias para reúso, visa à pre- servação e conservação de fontes potáveis de água.

O que é corpo receptor de efluentes?

Estudo de Autodepuração de Corpo Receptor é o estudo que define a capacidade que determinado corpo d'água, seja ele córrego, ribeirão, rio, lago, represa, etc, possui de depurar o residual de matéria orgânica e outros compostos presentes no esgoto e/ou outros líquidos tratados.

O que é um corpo receptor?

Con- sidera-se principal corpo receptor aquele que recebe o maior volume de esgoto sanitário, como rio, mar, lago ou lagoa, baía etc.

O que é diluição de efluentes?

2 – OUTORGA PARA DILUIÇÃO DE EFLUENTES Quando um usuário lança efluentes líquidos em um corpo de água, é possível que esteja agregando uma série de substâncias com características físico-químicas e biológicas distintas das originalmente presentes no corpo hídrico.

O que é zona de mistura?

Nesta resolução, a zona de mistura é definida como a região do corpo receptor onde ocorre a diluição inicial de um efluente. ... O estudo da zona de mistura permite compreender o fluxo, a dis- persão e a decomposição dos compostos presentes nos efluentes lança- dos em canais naturais.

Como fazer o cálculo de DBO?

É calculada pela seguinte fórmula: DBO5 = F (T0-T5)-(F-1)(D0-D5).

Quais as etapas de análise da DBO?

Interferentes

  • Temperatura da amostra e incubação;
  • pH e alcalinidade da amostra;
  • Presença de tóxicos;
  • Nitrificação;
  • Qualidade da água utilizada para preparação da água de diluição;
  • Tipo de esgoto x aclimatação dos microorganismos;
  • Manuseio e lavagem de vidrarias.

Como funciona a DBO?

Em estações de tratamento de esgoto, a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBO máxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.

O que fazer para diminuir a DBO?

Como diminuir a DBO? 1- remover de imediato todos os animais, peixes e folhas mortas da água; (essa limpeza é muito importante, ela reduz a DBO imediatamente). 3- evite estressar os peixes, eles muitos agitados urinam demais, isso aumenta a DBO.

Quais fatores químicos físicos e biológicos determinam a DBO?

Fatores químicos, físicos e biológicos que determinam a DBO: 1) Oxigênio dissolvido; 2) Microrganismo: deve existir um grupo misto de microrganismo (denominado de semente), que seja capaz de oxidar a matéria orgânica em água e gás carbônico; 3) Nutrientes: como nitrogênio, fósforo, enxofre, magnésio, ferro e cálcio são ...

Quais os organismos presentes na água podem ter causado a alteração na quantidade de oxigênio?

Durante a degradação da matéria orgânica, as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, podendo vir a causar uma redução de sua concentração no meio. Uma das causas mais freqüentes de mortandade é a queda na concentração de oxigênio nos corpos d'água.

Como tratar DQO?

O tratamento seguinte pode ser o de filtração, desnitrificação (para atingir concentrações de nitrogênio muito baixas) ou amolecimento dos efluentes. Para a remoção do nitrogênio em concentrações mais elevadas e filtração, veja ANAMMOX® e ASTRASAND®.

Qual é a diferença de DBO e DQO?

É justamente aí que a DQO se diferencia da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), onde é medida a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável, ou seja, na DBO não é necessário fazer uso de produtos químicos. ...

Como retirar sólidos dissolvidos?

Para remover sólidos fixos dissolvidos, são necessários tratamentos mais avançados como troca iônica, adsorção em leitos de carvão ativado e outros.

O que são sólidos suspensos voláteis?

c) Sólidos Voláteis (SV): é a porção dos sólidos (sólidos totais, suspensos ou dissolvidos) que se perde após a ignição ou calcinação da amostra a 550-600°C, durante uma hora para sólidos totais ou dissolvidos voláteis ou 15 minutos para Page 10 9 sólidos em suspensão voláteis, em forno mufla.

Como são determinados sólidos em água?

Os sólidos totais são determinados pela verificação da massa do resíduo de uma amostra de água, após evaporação e secagem até peso constante, a (103-105)°C. Os sólidos dissolvidos representam a quantidade de substâncias solubilizadas na água, que podem alterar suas propriedades físicas e químicas.

Qual a importância do parâmetro turbidez no controle operacional de uma estação de tratamento de água para abastecimento público?

A turbidez também é um parâmetro que indica a qualidade estética das águas para abastecimento público. ... Nas estações de tratamento de água, a turbidez, conjuntamente com a cor, é um parâmetro operacional de extrema importância para o controle dos processos de coagulação-floculação, sedimentação e filtração.

Quais os principais agentes oxidantes utilizados no tratamento de águas de abastecimento público?

PRINCÍPIOS DA CLORAÇÃO DA ÁGUA O cloro e seus compostos são fortes agentes oxidantes. Em geral, a reatividade do cloro diminui com o aumento do pH, e sua velocidade de reação aumenta com a elevação da temperatura.

Quais são os tratamentos para eliminar cor e turbidez?

As técnicas de tratamento incluem coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação e garantem a eficácia na clarificação e desinfecção da água.

Qual a importância da vigilância e do controle da qualidade da água para o consumo humano?

Por esses motivos o controle da qualidade da água que deve ser exercido pelas unidades de abastecimento, tanto quanto a vigilância por meio dos órgãos de saúde pública, são essenciais para a garantia de proteção à saúde dos consumidores.

Qual a importância da qualidade da água?

Além de trazer mais saúde, a água limpa em todos os pontos da casa protege os aparelhos domésticos, diminui a necessidade de trocas, manutenções e limpeza (da caixa d'água principalmente), previne entupimento de orifícios e incrustações que danificam precocemente os equipamentos.