Qual é a função de cada um dos pronomes relativos?

Qual é a função de cada um dos pronomes relativos?

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.

Qual a função sintática dos pronomes relativos?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. ...

Qual é a função sintática dos pronomes?

O pronome oblíquo já tem função de complemento verbal, ou seja, ele pode atuar como objeto direto ou indireto. Visto que o pronome é a palavra que substitui o nome, para descobrirmos se esse pronome tem função de objeto, vamos substituí-lo por um nome.

Quando o pronome relativo que é objeto direto?

Objeto Direto Eis o caderno de que preciso. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos: Eis o caderno. Preciso do caderno (= de que)

Quando o que funciona como sujeito?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

O que é predicado nominal exemplos?

Predicado Nominal Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz.