Quais são os tipos de rochas?

Quais são os tipos de rochas?

Tem mais depois da publicidade ;) Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares. ... Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.

Quais são as rochas Plutônicas?

As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. ... Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, em geral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.

O que é Plutônico?

O Plutonismo é um fenômeno magmático que se processa nas regiões profundas da crosta terrestre quando o magma, ao penetrar na crosta terrestre, não consegue rompê-la ficando preso, retido em suas profundezas, onde se dá a sua consolidação.

Qual a diferença entre rochas vulcânicas e Plutônicas?

Como regra geral as rochas plutônicas se caracterizam por possuírem minerais que podem ser individualizados e vistos a olho nu.. as rochas vulcânicas, estão associadas a fenômenos vulcânicos, isto é, fenômenos que ocorrem na superfície do planeta.

Qual das seguintes rochas e plutônica?

Calcário. Granito. Argilito.

Qual das seguintes rochas e exemplo de rocha cristalina?

Resposta. R: O granito. Explicação: As rochas cristalinas são rochas constituídas por minerais cristalinos, sendo um termo geral e inexato aplicado a rochas ígneas e metamórficas.

Quais são os tipos de rochas Vulcanicas?

Rocha vulcânica ou vulcanito é a designação dada em petrologia e geologia às rochas ígneas de origem vulcânica. É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma superficial, é extrusiva. ... Basalto, andesito, dacito, riolito, traquito e fonolito são exemplos de rochas vulcânicas.

Qual a rocha originada pelo resfriamento da lava vulcânica?

Se o magma resfria na superfície da Terra, após ser expelido por um vulcão, origina uma rocha ígnea vulcânica (também chamada de extrusiva). O exemplo mais comum é o basalto. ... Um basalto, por exemplo, é formado por piroxênio e plagioclásio, mas não se consegue distinguir esses minerais a olho nu, apenas ao microscópio.