Como escolher o tamanho do pino de fibra de vidro?

Como escolher o tamanho do pino de fibra de vidro?

A escolha do diâmetro, tipo de conicidade e formato é dependente da anatomia do canal radicular. Os pinos cilíndricos podem promover uma maior retenção intrarradicular, porém para acomodar o pino, o desgaste da estrutura dental no terço apical será maior.

Quais as contra indicações do pino de fibra de vidro?

A indicação de usos dos pinos de vidro, em geral, é para dentes cuja metade do remanescente ainda existe, mas que necessitam de retenção. A contraindicação seria para canais amplos, pois seria usado uma quantidade grande do cimento, ocasionando perda de resistência, como consequência, fratura.

Qual o cimento mais indicado para a cimentação do pino de fibra de vidro?

Sendo os mais indicados para utilização com os pinos de fibra, os cimentos resinosos são o que há de mais novo para esse fim, apresentam melhor retenção e boa distribuição de estresse, mas existem alguns pontos negativos no seu uso como: a dificuldade de remoção do excesso de cimento, microinfiltração, polimerização ...

Quais os tipos de pinos intra radiculares?

São divididos em metálicos, cerâmicos e reforçados por fibras (carbono, vidro e quartzo). Os cerâmicos são os mais estéticos. Os metálicos, além de ter um alto módulo de elasticidade, transparecem o acinzentado do metal, dificultando na obtenção de valores estéticos.

O que é pino Pré-fabricado?

São estruturas pré-fabricadas ou customizadas, que são cimentadas em dentes tratados endodonticamente, com a finalidade de aumentar a retenção das restaurações. O pino quanto mais justaposto e encaixado, terá uma maior estabilidade.

Como colocar um pino no dente?

Pinos protéticos são instalados internamente aos canais dentários que percorrem as raízes dos dentes. Mas para que o procedimento seja realizado sem dores e danos ao tecidos orgânicos, é necessário o tratamento endodôntico prévio (tratamento de canal).

O que é núcleo de preenchimento?

O núcleo de preenchimento pode ser parcial (preenchimento das irregularidades e áreas retentivas), ou total (restauração de todas as partes perdidas da coroa do dente). A decisão depende da situação clínica, ou seja, do grau de destruição da coroa clínica do dente.

Quando usar núcleo metalico fundido?

Indicações e funções do Núcleo Metálico Fundido Em geral, a técnica do núcleo fundido é indicada para casos de dentes que precisam passar por tratamentos com próteses dentárias, mas contam com a coroa natural do dente destruída. Desse modo, o procedimento tem o intuito de recuperar a função anatômica da coroa dentária.

O que é restauração metálica fundida?

Restauração Metálica Fundida: Também chamado de bloco. É uma peça fundida que é cimentada na cavidade preparada do dente, para restaurá-lo. Núcleo Metálico Fundido: Estrutura fundida que é cimentada na parte remanescente de um dente com o objetivo de reter e suportar uma prótese que substituirá o dente destruído.

Qual a finalidade de um Abraçamento de uma raiz na confecção de um núcleo metálico?

Este efeito de abraçamento que muitos trabalhos sugerem aumenta a resistência do remanescente, preserva a integridade do selamento marginal e reduz o estresse na junção cemento núcleo.

O que é núcleo Intrarradicular?

Nucleo intrarradicular Os núcleos intrarradiculares são indicados para dentes com coroa total ou parcialmente destruídas e que necessitam de tratamento com prótese. ... É muito importante que se preserve o máximo de estrutura dental para manter a resistência do dente e aumentar a retenção da prótese.

Quanto tempo demora para colocar um pino no dente?

A colocação dos implantes dentários é feita por procedimento cirúrgico no consultório odontológico, com anestesia local. O procedimento demora aproximadamente uma hora.

Qual a diferença entre o pino no dente e implante?

Um pino fabricado em titânio ou cerâmica pura e que tem a função de substituir a raiz dentária, portanto é a parte instalada ao nível ósseo. Já o implante é o pino colocado dentro do osso, que deve ser analisado antes de colocar o implante dental para ver se precisará de um enxerto no local.