O que é conciliação frutífera?

O que é conciliação frutífera?

Caso seja frutífera, o processo terminaria ali, naquela audiência inaugural, com uma solução acordada pelas partes e não imposta por um juiz. No Brasil, por razões culturais, as pessoas ainda acreditam na figura do magistrado, que resolveria o conflito da forma mais justa possível.

Quais são as características marcantes da arbitragem?

A arbitragem tem como traços marcantes a intervenção de um terceiro, fora do poder judiciário para a resolução do conflito; o consenso entre as partes, pois a arbitragem somente será aplicável quando houver livre escolha dos envolvidos; e a disponibilidade dos direitos envolvidos.

Qual a diferença entre arbitragem e conciliação?

Conciliação – participação mais efetiva do conciliador que pode sugerir soluções. Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.

Qual a diferença entre arbitragem e jurisdição?

Enquanto a jurisdição estatal se investe contra todos, a arbitragem apenas pode ser acionada pela vontade das partes. Embora ambivalentes, jurisdição estatal e arbitral possuem natureza, mecanismos e formas de atuar diversas, cujas relações podem causar estranheza e perplexidade ao operador do Direito.

Em quais situações é possível adotar conciliação e ou mediação?

3. Mediação e conciliação comercial. Embora a mediação e conciliação sejam adequadas para tratar conflitos que envolvam relações continuadas, é perfeitamente possível a sua aplicação em áreas comerciais e de relações de consumo, por exemplo.

O que não pode ser objeto de mediação?

Não podem ser objeto de mediação os conflitos que versem sobre direitos indisponíveis, ainda que admitam transação. Na mediação judicial, os mediadores não estarão sujeitos à prévia aceitação das partes.