Qual a importância de trabalhar a coordenação motora?

Qual a importância de trabalhar a coordenação motora?

A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora.

Como trabalhar punção na educação infantil?

2º) Utilizar um palito de laranjeira ou de churrasco (cortar no tamanho de um lápis). 3º) Fazer movimento de punção,segurando no meio do palito com o braço estendido, sem dobrar o braço e sem apoiar a mão na carteira. 4º) Fazer o mesmo movimento apoiando apenas o cotovelo na carteira.

Quais são as funções de psicomotricidade?

A psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica. São várias as classificações e as terminologias utilizadas para denominar as funções psicomotoras.

Quais são os aspectos afetivos?

O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...

O que é uma avaliação psicomotora?

A organização psicomotora proporciona a aquisição de habilidades sensório motoras, coordenação viso-motora, equilíbrio, linguagem, esquema corporal entre outras. ... Dessa forma, a avaliação psicomotora ajuda a identificar deficiências nesses pontos, a partir da consciência do próprio corpo, o esquema corporal.

O que significa dificuldades psicomotoras?

A criança apresenta incapacidade de relaxar voluntariamente um músculo. Quando a criança caminha ou corre, os braços e as pernas se movimentam mal e rigidamente. Ao caminhar ou na postura estática apresenta uma certa deselegância. A qualquer tipo de solicitação, interna ou externa, a rigidez aumenta.

Quais são as alterações psicomotoras?

As alterações da psicomotricidade podem ser divididas em: Agitação psicomotora: É uma das alterações mais comuns. Implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo,em geral secundária a taquipsiquismo acentuado. Comumente se associa à hostilidade e à heteroagressividade.