Qual é o papel do CFC na destruição da camada de ozônio?
Qual é o papel do CFC na destruição da camada de ozônio?
Como os CFCs destroem a camada de ozônio? ... Por sua vez, o cloro reage com o ozônio que, conseqüentemente, é transformado em oxigênio (O2). O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.
Qual é a principal função do Ozonio?
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da camada de ozônio?
HCFC
Quais são as principais consequências da destruição dessa camada para o planeta?
As principais consequências da destruição da camada do ozono são: A destruição de proteínas e do ADN, o que provoca cancro na pele, cataratas e alterações no sistema imunitário das pessoas.
Quais seriam as consequências da destruição da camada de ozônio?
Consequências da destruição da Camada de Ozônio A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como: Degeneração do DNA das células. Câncer de pele. Cegueira.
Onde está localizada a camada de ozônio qual sua função na atmosfera?
Geografia. A camada de ozônio (O3) é formada por gases atmosféricos, que se encontram entre 20 km e 35 km de altitude, na estratosfera. Sua função prioritária na atmosfera terrestre é filtrar e impedir a passagem dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) para a superfície da Terra.
Onde a camada de ozônio está localizada Qual a sua característica funcional para os seres vivos?
Resposta: O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
O que é a camada de ozônio por que ela é importante para os seres vivos?
Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. ... Os animais também sofrem as consequências do aumento da radiação.
Onde pode ser encontrado o CFC?
Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes. ... A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.
O que libera CFC?
Os clorofluorcarbonos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.
Como é originado o CFC?
Na estratosfera, as moléculas de CFC se decompõem pela ação da radiação ultravioleta solar e liberam seus átomos constituintes de cloro. Estes reagem com as moléculas de ozônio, resultando em sua remoção.
O que você pode fazer para preservar a camada de ozônio?
- Diminuir a liberação de gases que destroem a Camada de Ozônio, comprando produtos (geralmente sprays, aparelhos de refrigeração e extintores de incêndio) que não contenham CFC. ...
- Precisamos ter consciência de que poluindo o ambiente, nós só prejudicamos a nossa vida e a vida das gerações futuras.
Como o cfc prejudica a atmosfera?
Quando o CFC é liberado na atmosfera, ele sobe e se concentra na estratosfera (onde se localiza a camada de ozônio), e onde por ação dos raios ultravioleta (reação denominada fotólise), rompe-se, liberando Cloro. Esse cloro vai reagir com a camada de ozônio (O3) e produzir monóxido de cloro (ClO) e oxigênio (O2).
O que o CFC pode causar no meio ambiente?
O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.
O que são os CFC?
A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano.
O que destrói a camada de ozônio?
Os CFC's contribuem para a destruição da camada de ozônio, eles atravessam as camadas mais baixas da atmosfera e se acumulam nas camadas superiores da estratosfera, a radiação U.V. ocasiona a fotodecomposição das moléculas de CFC's e estas liberam o cloro que é um catalisador da destruição de ozônio.
Mais tópicos
- O que significa dizer que um corpo está em movimento retilíneo uniformemente variado?
- O que é o Simples Nacional 2020?
- Quando um processo está em grau de recurso quer dizer o quê?
- Que fração é equivalente 3 4 e tem denominador 8?
- Quais são as patentes do exército em ordem?
- Quais são as fontes da história?
- Como dividir as matérias de estudo?
- Quem exerce o poder moderador e quais eram as suas atribuições?
- O que é uma pessoa não digna?
- Como calcular o fluxo magnético de uma espira?
Artigos mais populares
- Quantos mL são 3 4 de xícara?
- Quais foram as consequências do Plano Cruzado?
- Qual é o modal de transporte mais utilizado no Brasil?
- Como é calculado a pensão alimentícia para filho?
- Como garantir a soberania alimentar?
- Como faço pra pegar a senha de acesso ao meu processo no JEF?
- Como medir alcalinidade da água da piscina?
- Para que serve a tecla F5 no PowerPoint 2016?
- O que são retângulos semelhantes?
- Como conjugar o vós?