O que a água contaminada pode causar?

O que a água contaminada pode causar?

Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.

Por que muitas pessoas morrem com graves doenças transmitidas pela água?

Pois, as doenças transmitidas pela água são contraídas por beber água suja ou contaminada, e até mesmo com um contato com ela, onde organismos patogênicos entram por nossa pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde.

Qual doença é transmitida por água ou alimentos contaminados?

Ascaridíase ou lombriga É uma verminose causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, também conhecido como lombriga, que habita, se desenvolve e se multiplica no intestino. Esta doença, é transmitida através da ingestão água ou alimentos contaminados com ovos do parasita.

Quais os protozoários que causam doenças?

7 Doenças causadas por protozoários

  1. Amebíase ou disenteria amebiana. A amebíase, também chamada de disenteria amebiana é uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. ...
  2. Doença de Chagas. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi. ...
  3. Úlcera de Bauru ou Leishmaniose. ...
  4. Giardíase. ...
  5. Malária. ...
  6. Tricomoníase. ...
  7. Toxoplasmose.

É uma doença humana grave que causa lesões nas mucosas pele e cartilagens sendo transmitida por um artrópode é causada por um protozoário flagelado?

Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e agente causador são, respectivamente: A. Doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma gambiensis; B.

São parasitoses humanas causadas por protozoários que envolvem a contaminação do sangue e órgãos internos como o fígado e o coração são?

Resposta. As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são estes: Leishmaniose, toxoplasmose, malária e tripanossomíase.

Pode ser considerado uma doença causada por protozoários exceto?

Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.

Qual alternativa abaixo é uma doença causada por um protozoário?

Resposta. A malária é uma doença causada por um protozoário.

Quais são os modos de vida dos protozoários?

Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas. ... Outros protozoários são capazes de produzir esporos que se espalham pelo ambiente.

Como é o tratamento de protozoário?

Na maioria dos casos de doenças causadas por protozoários o tratamento é feito com a ingestão de medicamentos contendo substâncias antibióticas. O tratamento é feito com base na destruição do parasita para evitar maiores complicações.

O que a giárdia faz no corpo?

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.