O que é um reator anaeróbio de fluxo ascendente?

O que é um reator anaeróbio de fluxo ascendente?

O Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA ou UASB) é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica.

Como funciona um reator anaeróbio?

No reator anaeróbio de manta de lodo o efluente entra pela parte inferior em fluxo ascendente. ... A estabilização da matéria orgânica ocorre em todas as zonas de reação (leito e manta de lodo). Sendo a mistura do sistema promovida pelo fluxo ascensional de líquido e das bolhas de gás.

O que é um reator UASB?

O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.

Como calcular um reator UASB?

  1. Dimensionamento do Reator UASB. Base. 18,5 m. Largura. 18,5 m.
  2. Velocidades Superficiais. Média. 0,5794 m/h. Máxima Diária 0,6748 m/h. Máxima Horária 0,9609 m/h.
  3. Carga Volumétrica. Hidráulica Média. 2,528 m³/m³.dia. Hidráulica Máx. Diária 2,945 m³/m³.dia. Hidráulica Máx. Horária 4,193 m³/m³.dia.

Como calcular ETE?

Para o dimensionamento de uma ETE, deve-se conhecer a temperatura média no mês mais frio do ano (temperatura crítica para o dimensionamento). De acordo com a Tabela 3, a temperatura crítica será de Tºmín = 17,6 ºC.

Como se calcula o tempo de detenção hidráulica?

  1. 1 Cálculo do tempo de detenção: onde: t d = tempo de detenção (minutos) V = Volume do tanque (m 3 ) Q = Vazão da ETA (m 3 /min)
  2. 2 Cálculo do volume de formas retangulares: altura(m) x largura(m) x comprimento(m) = volume (m 3 ) h C L Orlando Cintra.
  3. 3 Cálculo do volume de formas cilíndricas: d h Orlando Cintra.

O que é tempo de detenção hidráulica?

Tempo de detenção hidráulico (td): é o tempo médio (geralmente expresso em dias) em que os despejos líquidos permanecem em uma unidade ou sistema.

Como calcular os dimensionamentos de uma ETA?

Uma das fases indispensáveis para a construção de uma ETA e que nós, engenheiros, devemos saber, é o dimensionamento de cada uma das etapas: coagulação, floculação, decantação e filtração. Esse dimensionamento, se feito de maneira incorreta, pode acarretar um mau funcionamento da estação de tratamento.

Como saber qual o PCM de um compressor?

Por exemplo: 1 PSI = 1 libra (lbf/pol2) 1 kgf/cm2 = 14.

Como calcular a potência de um compressor?

Pode ser calculada como o produto da área da seção transversal do fluxo e a velocidade média do fluxo. A unidade SI para vazão volumétrica é m3/s. No entanto, a unidade litro/segundo (l/s) também é frequentemente utilizada quando se refere à vazão volumétrica (também chamada de capacidade) de um compressor.