O que são alimentos ricos em purinas?

O que são alimentos ricos em purinas?

O que são purinas? São compostos que quando metabolizados, formam o ácido úrico. Encontrados principalmente nos alimentos ricos em proteínas e quando consumidos em excesso, podem elevar os níveis de ácido úrico, podendo acarretar problemas como gota e litíase renal.

Como ocorre o metabolismo das purinas?

As purinas ingeridas não são incorporadas a ácidos nucleicos. São convertidas a ácido úrico por enzimas da mucosa intestinal e do fígado e também excretadas na urina. Grande parte das purinas resultantes da degradação do DNA endógeno são reaproveitadas para síntese de novos nucleotídeos.

Como ocorre a produção de ácido úrico?

O ácido úrico se forma em nosso organismo como resultado do metabolismo das purinas, que são tipos de proteínas encontradas em diversos alimentos. Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue.

Quais fatores podem levar uma pessoa a desenvolver hiperuricemia?

Os níveis altos de ácido úrico estão associados com:

  • Abuso do álcool;
  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Doenças renais;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Uso de medicamentos que inibem a excreção de ácido úrico;
  • Dieta com excesso de proteínas carnes e frutos do mar;

O que é o urato de sódio?

Publicado em: Revisado em: Urato de sódio, um sal orgânico, é resultado da degradação da purina, base nitrogenada presente no DNA. No processo de degradação da purina, base nitrogenada presente no DNA, a enzima xantina oxidase age transformando-a em ácido úrico e, na sequência, em urato de sódio, um sal orgânico.

O que é urato?

Os uratos amorfos correspondem a um tipo de cristal que pode ser identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra ou devido ao pH ácido da urina, sendo muitas vezes possível observar no exame a presença de outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.

Qual a vantagem do ácido úrico?

Essa característica evolutiva sempre foi considerada uma vantagem, pois o ácido úrico tem propriedade antioxidante, ou seja, é capaz de doar elétrons, combatendo os radicais livres e outras substâncias oxidantes.

Como eliminar o ácido úrico no corpo?

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

Quem tem ácido úrico pode comer farinha de milho?

Cereais integrais (arroz, trigo, aveia) e grãos (feijão, lentilha, milho) devem ser consumidos moderadamente. Alimentos como café, cacau, iogurtes naturais, frutas e queijos podem fazer parte da alimentação, pois têm baixo teor de purina.