Qual é o certo trás ou traz?

Qual é o certo trás ou traz?

Trás é sinônimo de atrás, após e detrás, já traz é a conjugação do verbo trazer. ... Trás: com sinal agudo e com “s” é sinônimo de atrás, após, detrás. Vem acompanhado de preposição, formando uma locução adverbial de lugar: Exemplos: Ora, não olhe para trás, siga em frente!

O que significa indicação de tempo?

Quando se quer indicar tempo transcorrido (do passado até o presente), emprega-se impessoalmente o verbo haver, tanto quanto o verbo fazer: Há dois anos (que) não o vejo.

Faz dois anos ou há dois anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Quem fizer ou quem fazer?

Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer".

Quem não fizer ou quem não fazer?

Se eu fazer está errada. Fizer é a 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo do verbo fazer.

Faz e faça?

As duas formas – faça e faz – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo fazer, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.

Faz um favor ou faça um favor?

Se fizer favor; Se fizesse favor; Fazia favor. De todas as possibilidades as mais usuais são por favor e se faz favor, dependendo a escolha da opção do falante, embora haja opiniões (não consensuais, note-se) que atribuem a se faz favor uma maior formalidade.