Como calcular a soma das raízes de uma equação?

Como calcular a soma das raízes de uma equação?

Soma e Produto: Raízes da Equação do 2° Grau

  1. Soma e produto é uma técnica que podemos utilizar para encontrar as raízes de uma equação do segundo grau sem utilizar a fórmula de Bhaskara.
  2. Soma:
  3. Produto:
  4. Sabendo que ∆ = b² – 4ac.
  5. Exemplo:
  6. Seja a equação x² – 5x + 6 = 0, encontre as raízes que resolvem a equação.

Qual a soma das raízes?

Soma e produto é um método usado para calcular as raízes da equação do 2° grau, sendo, portanto, uma variação da fórmula de Bhaskara. Esse método estabelece duas relações entre as raízes e os coeficientes da equação. ... Como já sabemos, a forma geral da equação de 2° grau é ax² + bx + c = 0.

Como achar as raízes reais de uma equação?

Dada a função f(x) = ax² + bx + c, podemos determinar sua raiz considerando f(x) = 0, dessa forma obtemos a equação do 2º grau ax² + bx + c = 0, que pode ser resolvida pelo método resolutivo de Bháskara. O propósito de resolver uma equação do 2º grau é calcular os possíveis valores de x, que satisfazem a equação.

Como calcular produto das raízes?

Soma e Produto das Raízes de uma Equação do 2º grau

  1. Produto. Com a utilização dessas expressões podemos determinar as raízes de uma equação do 2º grau sem aplicar a resolução de Bháskara, respeitando a formação dessa equação com base na soma e no produto das raízes: x² – Sx + P = 0. ...
  2. Soma.
  3. Produto.

Como descobrir a soma é o produto das raízes?

Soma e produto é um método prático para encontrar as raízes de equações do 2º grau do tipo x2 - Sx + P e é indicado quando as raízes são números inteiros. Desta forma, podemos encontrar as raízes da equação ax2 + bx + c = 0, se encontrarmos dois números que satisfaçam simultaneamente as relações indicadas acima.