Quais as contribuições da psicogênese da língua escrita para a educação?

Quais as contribuições da psicogênese da língua escrita para a educação?

A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.

Quais as características das produções teóricas de Emília Ferreiro?

As obras de Emilia - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

O que significa dominar a leitura e a escrita?

De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a criança precisa ter a compreensão do sistema da escrita até os oito anos, ou seja, os alunos precisam dominar a leitura e a escrita nos primeiros três anos do ensino fundamental, que é o ciclo da alfabetização.

O que são práticas sociais exemplos?

Votar, julgar um acusado no tribunal, fazer compras, vender mercadorias, ensinar, exercer um ofício, uma técnica, uma arte, fazer greve, aguardar o autocarro na fila de paragem, etc., são exemplos de práticas sociais que são reconhecidas por si mesmas.

Porque a educação é uma prática social?

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. ... Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo.