Como avaliar equilíbrio estatico e dinâmico fisioterapia?

Como avaliar equilíbrio estatico e dinâmico fisioterapia?

Para a avaliação do equilíbrio estático foram utilizados os testes de Romberg, Romberg-Barré e Fournier e, para avaliar o equilíbrio dinâmico, foi usado o teste de Unterberger.

Como avaliar o balance?

A primeira fita fixada no chão representa a direção anterior. Com um goniômetro, marque 135º entre a direção anterior e as demais direções (póstero-medial e póstero-lateral), que deverão estar a 90º entre si. O examinador mede o ponto mais distante que o indivíduo alcança com a ponta do hálux nas 3 direções.

Para que serve a Escala de Equilíbrio de Berg?

A escala de equilíbrio de Berg, criada em 1992 por Katherine Berg, tem tido ampla utilização para avaliar o equilíbrio nos indivíduos da terceira idade acima dos 60 anos(3,4). Esta escala foi traduzida e adaptada para a língua portuguesa por Miyamoto et al.

O que avalia a escala de Berg?

A Escala de Berg é um instrumen- to validado, de avaliação funcional do equilíbrio composta de 14 tarefas com cinco itens cada e pontuação de 0-4 para cada tarefa: 0 - é incapaz de realizar a tarefa e 4 - realiza a tarefa independen- te. O escore total varia de 0- 56 pontos.

Como fazer o teste Index Index?

Na prova de index-nariz, o paciente deve tocar o indicador na ponta do nariz e estender o braço, repetindo o movimento diversas vezes. Na prova index-index, o alvo é o próprio dedo do examinador, que muda de posição quando o indivíduo está levando seu dedo ao nariz.

Como deve ser realizada a avaliação neurológica?

Anamnese, nível de consciência, reflexos, equilíbrio e sensibilidade são algumas etapas do exame neurológico. Traumas, concussões, suspeita de tumores ou AVC (acidente vascular cerebral) podem motivar a avaliação, que também costuma ser realizada em pacientes internados.