Onde o vôlei começou a ser praticado no Brasil?

Onde o vôlei começou a ser praticado no Brasil?

O voleibol chegou ao Brasil em 1915, sendo jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Porém, as informações divergem entre os estudiosos, em 1916 que o voleibol chegou ao nosso país, sendo praticado pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo4.

Qual é a importância do vôlei?

O vôlei faz o corpo trabalhar como um todo, melhora as capacidades físicas funcionais, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, o que é extremamente benéfico à saúde. O esporte ajuda nas atividades cotidianas, melhorando coordenação motora, flexibilidade, força e resistência aeróbica e anaeróbica.

Qual a importância do voleibol na escola?

O objetivo do vôlei é fazer com que a bola toque o chão da quadra adversária passando por cima da rede. ... Estimular o aluno a praticar não só o vôlei, como também todo tipo de esporte, também é um papel da escola para formá-los não só como alunos, mas também como cidadãos, e quem sabe, como futuros atletas.

Quais são os benefícios do vôlei?

Tonifica e modela o corpo: As atividades físicas envolvidas no jogo de vôlei fortalecem a parte superior do corpo, braços e ombros, bem como os músculos da parte inferior do corpo. Aumenta a taxa metabólica: Jogar vôlei aumenta seu nível de energia e melhora seu desempenho geral em outros esportes e treinos.

O que aprendemos nas aulas de voleibol?

O que o aluno poderá aprender com esta aula Aprender os fundamentos básicos do voleibol - defesa, saque e ataque. Experimentar e coordenar os diferentes movimentos corporais relacionados ao jogo do vôlei, interagindo com os colegas, com os espaços e com os materiais.

Qual o sistema de vôlei utilizado nas aulas de educação física?

O Sistema Tático 5×1 do Voleibol é um sistema tático muito avançado, usado por equipes bem treinadas e equipes profissionais. O Sistema 5×1 é o Sistema Tático do Voleibol mais usado no mundo.

Como ensinar a jogar vôlei?

Planeje os exercícios, baseando-se em fundamentos que os jogadores precisam melhorar ou problemas que precisam ser resolvidos. Para cada atividade, estabeleça uma meta e um foco e passe essa informação para os jogadores. Saber no que se concentrar faz com que os atletas extraiam o máximo possível dos exercícios.

Qual o objetivo do fundamento bloqueio?

O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. ... Há também a ação ofensiva já que outro objetivo é rebatê-la na quadra adversária através da invasão do espaço adversário (bloqueio ofensivo).

Para que serve o fundamento de bloqueio como ele pode ser feito?

O bloqueio é um fundamento de caráter defensivo, tendo como principal objetivo interceptar a bola cortada pela equipe adversária, este fundamento passa a ser ofensivo quando consegue enviar a bola contra o solo da equipe oponente. ... Mesmo assim o percentual de bolas bloqueadas ou amortecidas fica em torno torno15%.

Qual é o objetivo do Passé?

O passe tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.

Quando é positivo o uso do passe picado?

Passe picado A diferença está na direção do lançamento, com a bola quicando antes de chegar ao outro jogador. O ponto positivo do passe picado é que, se for bem executado, ele diminui a possibilidade de um adversário interceptá-lo.

Como é a execução do passe quicado?

Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão. É feito com a mesma técnica que o passe de peito.

O que é passe quicado?

O passe de peito se caracteriza pela transferência da bola na altura do peito e é utilizado para curtas e médias distâncias em situações com pouca marcação; o passe picado é utilizado em situação de bastante marcação, para desviar a trajetória da bola de um adversário posicionado entre o jogador que realiza o passe e ...

O que é um passe quicado?

Passe picado ou quicado Colocar os cotovelos junto ao corpo; Avançar um dos apoios; Executar um movimento de repulsão com os braços.

Como podemos descrever as características do fundamento que conhecemos como jump?

Jump, com drible e parada – Driblando em direção à cesta, parando numa posição de equilíbrio, flexionara as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das mãos.

Como podemos descrever o movimento jump no basquetebol?

O jump, ou arremesso em suspensão, é um arremesso de impulsão em que o jogador lança a bola em direção à tabela no momento mais alto do salto.