Quem eram os criollos e quem eram os Chapetones?

Quem eram os criollos e quem eram os Chapetones?

Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados. Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.

O que são os Criollos?

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

O que é liberdade para os Criollos?

Resposta. Resposta: A liberdade durante os processos de independência era necessária para que os criolos/povos originais e africanos, pudessem deixar de trabalhar para seus senhores e serem livres tendo uma vida comum sem escravidão.

O que foi a sociedade colonial espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

Como era formada a sociedade colonial espanhola que lugar cada grupo ocupava nela?

Como estava dividida a sociedade colonial espanhola?? Abaixo dos "brancos" ficavam os nativos e os mestiços, que ocupavam posições variadas na sociedade - alguns líderes indígenas eram chefes de pequenas regiões, enquanto que outros prestavam trabalho pesado - e os escravos africanos, que não tinham direitos sociais.

Como estavam dispostos a administração e a sociedade colonial espanhola?

Resposta: Sobre a disposição da administração e a sociedade colonial espanhola, podemos dizer que a Coroa Espanhola mantinha uma forte centralização política e mantinha as rédeas sobre as colônias por meio da grande presença militar nas colônias da América.

Como os espanhóis organizaram a administração política colonial?

Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG). Paralelamente, houve a instalação de outras quatro capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Chile e Venezuela.

Como era a administração colonial espanhola?

O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. Para controlar as riquezas produzidas e a cobrança dos impostos foi criada na metrópole a Casa de Contratação. Nelas, o “sistema de porto único” era dotado para evitar o contrabando comercial.

Como era a administração colonial?

Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.

Como era organizada a administração colonial do Brasil?

O sistema de capitanias hereditárias foi implantado no Brasil, pelo rei Dom João III, a partir de 1534. Consistiu na divisão do território em 15 lotes concedidos a 12 donatários interessados em vir colonizar com os seus próprios recursos. Era organizado através de dois documentos: a carta de doação e o foral.

Qual foi o nome dado aos postos de administração colonial?

As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa real de colonização. Elas foram estabelecidas por Dom João III no ano de 1534, e já era antiga conhecida dos portugueses que a utilizaram no continente africano, sendo bem sucedidas.

Como funciona o sistema colonial?

Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna. Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. ... A denominação mercantilista vincula esse tipo de colonialismo à revolução comercial.

Como era o sistema colonial no Brasil?

Essa estratégia consistiu na divisão do país em 15 capitanias hereditárias, que eram faixas de terras que abrangia o litoral brasileiro até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Esse era um documento que atestava o acordo entre Portugal e Espanha sobre os limites das terras descoberta por ambos.

Como era dividido o sistema colonial?

Ocorreu ao longo dos séculos XV, XVII e XVIII, de uma forma geral, dentro do chamado Antigo Sistema Colonial, onde as Américas eram colônias, sendo dominadas e exploradas pelas metrópoles europeias: Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Assim, o Novo Mundo passou a ser fonte de abastecimento de sua economia.

Quais são as principais características do período colonial e imperial brasileiro?

resposta-vinda dos primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, e início da catequese dos índios; -ampliação da distribuição de sesmarias; -política de incentivos aos engenhos de açúcar; -introdução das primeiras cabeças de gado; -proibição da escravidão indígena e início da adoção da mão-de-obra escrava ...

Pode ser considerada uma característica do sistema colonial?

Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial: a) Adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias.