Qual é o sinônimo de latifúndio?

Qual é o sinônimo de latifúndio?

3 sinônimos de latifúndio para 1 sentido da palavra latifúndio: Propriedade rural extensa: 1 herdade, fazenda, terra.

Quais tipos de culturas são produzidas nos latifúndios?

Umas das primeiras monoculturas no Nordeste do Brasil foi o cultivo de cana-de-açúcar. Na região, também houve, nesse período, a expansão do latifúndio pecuário seguida pela produção latifundiária do algodão. Outras monoculturas características de latifúndios na região foram as produções de fumo, cacau e arroz.

O que são os minifúndios?

Pequena propriedade agrícola; propriedade rural de pequeno porte. Ver também: latifúndio. Etimologia (origem da palavra minifúndio).

Por que algumas grandes propriedades são chamadas latifúndios?

Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos. ... O latifúndio tem sido tradicionalmente uma fonte de instabilidade social, associada à existência de grandes massas de camponeses sem terra.

O que é uma grande propriedade?

[1] A grande propriedade agrária, aqui, também, considerada, é o imóvel agrário superior a 15 módulos fiscais, conforme a definição de média propriedade agrária, prevista no Art. 4º. III, letra a) da Lei nº 8.

O que é latifúndio podemos dizer que toda a grande propriedade é um latifúndio explique?

Nem toda grande propriedade é um latifúndio, para ser considerada latifúndio precisa se enquadrar em alguns requisitos. São eles: localizar-se em área rural, pertencer a somente uma única pessoa física ou jurídica e caracterizada pela grande exploração de seus recursos.

Qual a diferença da empresa rural para a propriedade familiar?

A empresa Rural destaca-se como instrumento da Política Agrícola e não apenas de reforma agrária. Trata-se de uma unidade de produção para uma comunidade mais ampla que a da propriedade familiar. O Estatuto da Terra conceituou empresa rural no inciso VI do Artigo 4º: “Art.

O que é a propriedade familiar?

A noção de propriedade familiar é a clássica prevista no Estatuto da Terra: “O imóvel rural que, direta e pessoalmente é explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de ...

O que é pequena propriedade rural ou posse rural familiar?

“V – Pequena propriedade ou posse rural familiar: Aquela explorada mediante o trabalho pessoal do agricultor familiar e empreendedor familiar rural, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária, e que atenda ao disposto no artigo 3º da Lei nº 11.

Qual o tamanho de uma pequena propriedade rural?

Entretanto, quando se trata de propriedade rural, esses tamanhos estão determinados por lei, por meio do módulo fiscal. Este dispositivo determina que uma propriedade pequena tem de 1 a 4 hectares, uma média tem de 4 a 15, e a grande propriedade tem mais de 15 hectares.

O que é uma média propriedade?

4, II e III), na definição de pequena propriedade (imóvel de área compreendida entre 1 e 4 módulos fiscais) e média propriedade (imóvel rural de área superior a 4 e até 15 módulos fiscais), ficando entendido que o minifúndio é o imóvel rural com área inferior a 1 módulo fiscal, e a grande propriedade aquela de área ...

O que é uma propriedade produtiva?

O PLS 107/2011 considera propriedade produtiva aquela que, explorada econômica e racionalmente, atinge graus de eficiência na exploração da terra igual ou superior a 100%, a partir de critérios a serem adotados para a produção vegetal e a exploração pecuária.

Quanto é 4 módulos fiscais?

No Brasil, o valor do módulo fiscal varia de 5 a 110 hectares. Sua utilização na classificação dos imóveis rurais está presente na definição de: pequena propriedade (imóvel de área compreendida entre 1 e 4 módulos fiscais); média propriedade (imóvel rural de área superior a 4 e até 15 módulos fiscais);

Quais os tipos de propriedades rurais?

Resposta. Minifúndio – é o imóvel rural com área inferior a 1 (um) módulo fiscal; ... Média Propriedade - o imóvel rural de área superior a 4 (quatro) e até 15 (quinze) módulos fiscais; Grande Propriedade - o imóvel rural de área superior 15 (quinze) módulos fiscais.

Como se divide as propriedades rurais brasileiras?

De acordo com o Estatuto da Terra, de 1964, as propriedades rurais brasileiras podem ser divididas em cinco categorias: ... Empresa Rural: São médias e grandes propriedades rurais, de ordem física ou jurídica, voltadas para exploração econômica racional do espaço agrário para desenvolver produtos agropecuários.

O que é considerado zona rural?

De tal modo, a zona rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.

Qual é a medida de um módulo rural?

O conceito de módulo rural deriva do conceito de propriedade familiar, constituindo uma unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e condições do seu aproveitamento econômico.

Quantos hectares tem um módulo rural no RS?

No Rio Grande do Sul, que apresenta culturas diversificadas, como uva, arroz, soja, trigo, além da pecuária, os módulos fiscais ficam, em média, entre 18 e 20 hectares, podendo chegar a 40.

Quanto vale um hectare de terra?

De modo geral, o are é considerado a unidade de medida fundamental, correspondendo a uma superfície de 100 m². Já o hectare corresponde a uma região de 10.