São exemplos de glândulas exócrinas e endócrinas respectivamente?

São exemplos de glândulas exócrinas e endócrinas respectivamente?

Glândula exócrina é aquela que secreta por dutos ou em uma cavidada. Por exemplo, a glândula sebácea e a sudorípara. Glândula endócrina é aquela que secreta diretamente no sangue (seu produto são os hormônios). Por exemplo, a tireóide (hormônios triiodotironina e tiroxina) e a hipófise.

Quais tipos de glândulas exócrinas podemos encontrar na pele?

De acordo com a forma em que a secreção é eliminada, podemos classificar as glândulas exócrinas em: merócrina, apócrina e holócrina. As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora.

Como podem ser classificadas as glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.

Como se classificam as Glandulas salivares?

As glândulas salivares são estruturas anexas ao sistema digestório humano. Elas localizam-se na cavidade bucal e são responsáveis pela produção de saliva. São classificadas como glândulas exócrinas, com a função de secretar saliva.

Qual a localização das glândulas mamárias?

A glândula mamária, órgão par, situa-se na parede anterior do tórax, na porção superior e está apoiada sobre o músculo peitoral maior, se estendendo da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno a linha axilar anterior no plano horizontal. O ectoderma embrionário é a origem das glândulas mamárias.

O que as glândulas mamárias permitem a classe?

Os mamíferos apresentam também glândulas mamárias que são responsáveis por produzir leite, que serve de alimento para seus filhotes. Essa é uma das características mais marcantes e a responsável pelo nome dado a essa classe.

Quando o peito dói é sinal de que?

A dor na mama, conhecida cientificamente como mastalgia, é um sintoma relativamente comum que afeta cerca de 70% das mulheres, e que, na maior parte das vezes, é causada por fortes alterações hormonais, como acontece na menstruação ou menopausa.