Qual é o conceito taxonomia de Bloom?

Qual é o conceito taxonomia de Bloom?

A taxonomia dos objetivos educacionais, normalmente conhecida como taxonomia de Bloom, é um sistema de classificação que estrutura os objetivos educacionais de forma hierárquica. O conceito surgiu no Estados Unidos, na década de 1950, como resultado do trabalho de uma comissão multidisciplinar liderada por Benjamin S.

O que é taxonomia de Bloom e qual a sua finalidade?

A Taxonomia de Bloom é um desses instrumentos cuja finalidade é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo que, no contexto deste artigo, engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem.

Como utilizar a taxonomia de Bloom?

Como aplicar a Taxonomia de Bloom na prática? O plano de aula e as atividades a serem propostas aos alunos precisam contemplar os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, e seus objetivos específicos devem estar de acordo com os níveis hierárquicos.

O que é taxonomia de Bloom e como ela é estruturada?

A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.

O que é nível de cognição?

O que é Cognitivo: Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

O que é nível cognitivo?

Diz respeito ao conhecimento, à cognição: a aluna apresenta bom nível cognitivo. Referência aos processos mentais e estruturais de tratamento da informação, especialmente no cérebro humano. ... Etimologia (origem da palavra cognitivo). Do latim cognitus + ivo, no sentido de conhecer.

O que é cognitivo na educação?

Cognição significa processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.