Qual a definição de gravura?

Qual a definição de gravura?

Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.

Como é feita a gravura?

A gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.

Quais os tipos de gravuras existentes e seu significado como ela é feita?

Litografia ou litogravura: As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técnica também necessita de uma prensa para transferir para o papel a imagem gravada na pedra.

São considerados o povo pioneiro da gravura?

Mestres da gravura são considerados todos aqueles artistas dos séculos XV a XVIII (até 1830) que iniciaram a arte da gravura dentro da tradição ocidental. ... Muitos artistas europeus como Albrecht Dürer, Rembrandt e Francisco Goya trabalharam com gravura.

Como são chamados os artistas que fazem gravuras?

Como são chamados os artistas que trabalham com a técnica da gravura? Mestres da gravura são considerados todos aqueles artistas dos séculos XV a XVIII (até 1830) que iniciaram a arte da gravura dentro da tradição ocidental. ...

Qual é a origem da gravura?

No ocidente, a gravura teve seu início junto com o surgimento do papel, no século XIV. Porém, foi em meados do século seguinte, na Alemanha e na Itália, que a técnica começou a ganhar fama. Desenvolvido por ourives, esse método se propagou por toda a Europa.

Quem foi o pioneiro da xilografia no Brasil?

Xilogravura aplicada no Brasil Gilvan Samico, Abraão Batista, Amaro Francisco, José Costa Leite, José Lourenço e J. Borges estão entre os principais xilógrafos brasileiros.

Onde encontramos a xilogravura?

A xilogravura é muito popular na região Nordeste do Brasil, onde estão os mais populares xilogravadores (ou xilógrafos) brasileiros. A xilogravura era frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel.

Como a xilogravura chegou ao Brasil?

A xilogravura chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. ... A xilogravura incorporou-se e manteve sua tradição popular no Nordeste do Brasil, ilustrando a literatura de cordel.

Como os folhetos eram escritos?

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.

Qual é o formato do folheto de cordel?

11 X 15 cm

Como fazer uma literatura de cordel?

Para se fazer um cordel, precisa-se saber o que é:

  1. rima (fácil e difícil ou pobre e rica);
  2. as estrofes mais usadas(quadra, sextilha, septilha, décima);
  3. oração (a história com início, meio e fim);