O que você entende sobre ética na pesquisa?

O que você entende sobre ética na pesquisa?

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.

O que entende por ética?

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Qual é a relação entre ética e sociedade?

O vínculo entre a ética e a sociedade revela o eixo fundamental no qual temos que pensar nossa existência enquanto indivíduos singulares, mas também membros de uma coletividade. Na nossa relação com os outros e com a natureza produzimos a cultura que é uma espécie de segunda pele na qual nos movemos.

Quais são as funções básicas da ética?

A ética em Aristóteles pode ser definida como a busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa.

Qual é a tripla função da ética?

A ética tem uma tripla função: 1) esclarecer o que é a moral, quais são seus traços específicos; 2) fundamentar a moralidade, ou seja, procurar averiguar quais são as razões que conferem sentido ao esforço dos seres humanos de viver moralmente; 3) aplicar aos diferentes âmbitos da vida social os resultados obtidos nas ...

O que é a falta de ética?

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. ... Um comportamento antiético resulta da falta de ética ou de uma transgressão das normas definidas em um código ético.

Porque a falta de ética prejudica as pessoas?

A falta de ética prejudica mais quem tem menos poder (menos poder económico, menos poder cultural, menos poder político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdades e injustiças na forma de exercer o poder. Os mais prejudicados são os mais pobres, muito especialmente, os excluídos.

Quem a falta de ética e moral mais prejudica?

Resposta. Resposta: A sociedade,pois tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade.

Onde a ética está fazendo mais falta atualmente?

Resposta. Resposta: Na população e na política principalmente. Porque a população não está mais obedecendo o que é orientado pela OMS (uso de máscara, ficar em casa, etc), e políticos estão aproveitando desse momento de fragilidade para desviar e superfaturar o dinheiro público que seria usado para o combate ao vírus.

O que é imoral e antiético?

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Antiético é aquilo que se opõe à ética.

O que é imoral exemplos?

O que é Imoral: Uma pessoa imoral é alguém sem pudor, que revela imoralidade e está ligado à libertinagem e obscenidades. ... Por exemplo, extorquir dinheiro de uma pessoa idosa através de um esquema fraudulento é um ato imoral e ilegal. Uma pessoa que trai o seu/sua namorado/a comete um ato imoral, mas que não é ilegal.

O que é ter um comportamento ético?

A Ética é entendida como um conjunto de regras relacionadas aos valores e conceitos morais de um indivíduo ou grupo social. A ética no trabalho é necessária para um ambiente saudável. É necessário que haja um “bom senso” na tentativa de delimitar o comportamento ético, mas nem sempre o “bom senso” é suficiente.

Porque mentir é imoral?

Moralidade da mentira. Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não.