O que é cc-02?

O que é cc-02?

CC - Lei nº 10.

O que é agente capaz no contrato?

Agente capaz, portanto, é o que tem capacidade de exercício de direitos, ou seja, aptidão para exercer direitos e contrair obrigações na ordem civil. Incapacidade é a restrição legal ao exercício da vida civil e pode ser de duas espécies: absoluta e relativa.

Quais os elementos de validade e existência dos negócios jurídicos?

104 . A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Quais são os requisitos essenciais do negócio jurídico há previsão no Código Civil quanto a isso?

104 do Código Civil que “a validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei”.

Quais são os requisitos essenciais do negócio jurídico?

104 do Código Civil, que determina o que é necessário para a validade do negócio:

  • o agente deve ser capaz, conforme o art. 1º, CC;
  • o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável;
  • a forma deve ser prescrita ou não defesa em lei;
  • e, por último, a vontade deve ser livre, consciente e voluntária.

O que é o negócio jurídico processual?

O Negócio Jurídico Processual, confere às partes o direito de interceder no procedimento, nas hipóteses em que a matéria discutida admitir autocomposição. Essa interferência é extremamente relevante, sobretudo para adequar o procedimento à sua conveniência, seja antes ou após o ajuizamento da ação.

É possível a realização de negócio jurídico processual durante o processo mas não antes do processo?

Sendo assim, em todos os campos do direito processual será possível a negociação, como por exemplo, produção de prova, prazos processuais, ordem de penhora etc. ... A negociação pode se dar antes do início do processo ou com o processo em curso.

O que são atos instrutórios?

Nos atos processuais das partes ocorrem à movimentação do processo pelas partes, com a postulação, a disposição e instrução, portanto se classificam em: ... c) Atos instrutórios: As partes colecionam e instruem as provas, que levam ao livre convencimento do juiz.

Como se dá a formação de um processo?

O processo se forma com a propositura da ação, ou seja, com a distribuição da ação no que tange ao autor. A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

Quando ocorre a formação da relação jurídica processual?

É formada por demandante, demandado e pelo Estado-Juiz, sendo essa sua composição mínima, isso porque excepcionalmente pode existir processo sem autor e sem réu, mas está é a estrutura mínima que normalmente se verifica no caso concreto. Fala-se corretamente em formação gradual do processo. ...

Quando posso pedir a suspensão do processo?

Suspende-se o processo: pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; pela convenção das partes; pela arguição de impedimento ou de suspeição; pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas; quando a sentença de mérito: ...