O que se entende por educação popular?

O que se entende por educação popular?

A Educação Popular é um movimento pedagógico e político tipicamente latino-americano. ... A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.

É correto afirmar que a educação popular e?

19). Sobre Educação Popular, é correto afirmar: ... 2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.

Qual a definição do Ministério da Saúde sobre educação em saúde?

O MS define educação em saúde como: Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...].

Quais são as principais responsabilidades do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde que você poderá incluir em seu relatório?

Promover o diálogo e a troca entre práticas e saberes populares e técnico-científicos no âmbito do SUS, aproximando os sujeitos da gestão, dos serviços de saúde, dos movimentos sociais populares, das práticas populares do cuidado em saude e das instituições formadoras; Page 21 2.

O que é aprendizagem instrumental?

Quando falamos de dimensão instrumental, nos referimos à aprendizagem daqueles instrumentos fundamentais, como o diálogo, a reflexão e os conteúdos e habilidades escolares que constituem a base para se viver incluído na sociedade atual.

O que é criação de sentido?

A criação de sentido ou sensemaking é um processo central no constante organizar das práticas organizacionais. Trata- se de uma atividade realizada pelos agentes durante as interações cotidianas na tentativa de atribuir sentido aos eventos organizacionais.

O que é extensão universitária PDF?

A extensão universitária é compreendida como uma atividade acadêmica que pressupõe a integração entre a comunidade universitária e a sociedade, sob formas de programas, projetos, cursos, eventos, publicações entre outras.

O que é a Curricularização da extensão?

A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.

Qual a carga horária mínima de um curso de extensão?

Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.

São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as?

No âmbito da curricularização da extensão, são consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino, com prioridade para áreas de grande pertinência social, e que estejam vinculadas à formação do estudante.

Qual a porcentagem de atividades de extensão devem ser atendidas pelas instituições de ensino superior IES nos cursos de graduação?

As diretrizes para a Extensão regulamentam também que as atividades acadêmicas de extensão devem fazer parte de, no mínimo, 10% da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação na forma de componentes curriculares. A inserção da Extensão nos currículos é opcional na pós-graduação.