Quais são os traços característicos da poesia de Jorge de Lima?

Quais são os traços característicos da poesia de Jorge de Lima?

Jorge de Lima demonstra, nas obras iniciais, influência neoparnasiana e simbolista, passando ao nativismo e, finalmente, ao misticismo. Da primeira fase, destaca-se o soneto O Acendedor de Lampiões [ver Antologia]. Ao aderir ao Modernismo, sua poesia revela temas telúricos de origem popular e africana.

Como Jorge de Lima morreu?

15 de novembro de 1953

Em que ano nasceu Jorge de Lima?

23 de abril de 1893

Onde nasceu Jorge de Lima?

União dos Palmares, Alagoas

Como o poema manifesta a postura socialista?

Resposta: A postura socialista é percebida nos versos que se referem às lutas entre os homens e outras desigualdades, como as sociais (ex.: versos de 5 a 9). A dimensão surrealista, por sua vez, fica clara nas imagens oníricas, presentes em todo o poema.

Por que Bocage foi o precursor do romantismo?

Espírito aventureiro, boêmio, antimonarquista e anticatólico, foi romanticamente dominado pela ideia de sua vocação de poeta e do paralelismo de sua vida com a de Camões. Alistou-se na marinha real e em 1786 embarcou para a Índia. Esteve em Goa, Damão e Macau. Nessa viagem, aportou no Rio de Janeiro.

Quem foi o poeta Bocage?

Bocage foi um poeta português do período neoclássico (setecentismo ou do arcadismo) e um dos precursores do Romantismo em Portugal. Foi considerado um dos mais importantes poetas e sonetistas portugueses do século XVIII.

O que foi considerado o marco inicial do Arcadismo em Portugal?

Em Portugal, o Arcadismo estende-se desde 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, até 1825, com a publicação do poema "Camões", de Almeida Garret, considerado o marco inicial do Romantismo Lusitano.

Quais características do Arcadismo há nesse texto?

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.