Porque o gelo flutua na água e afunda no álcool?

Porque o gelo flutua na água e afunda no álcool?

Explicação: O gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso que esse.

Porque é que o gelo é menos denso que a água?

A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.

O que pesa mais a água ou o gelo?

Os dois tem um mesmo peso. Pois a massa da água não muda. ... De líquido para sólido, o peso continua o mesmo.

O que mantém as moléculas unidas no estado sólido e líquido?

As forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos são denominadas forças intermoleculares. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular. forças intramoleculares (por exemplo, 16 kJ mol-1 versus 431 kJ mol-1 para o HCl).

O que você acha que deve acontecer com o volume de água quando ela passa do estado líquido para o sólido?

Pois é, com a água o processo fica invertido: ela aumenta seu volume ao se solidificar, o que pode ocasionar a explosão de uma garrafa de cerveja colocada num congelador. O processo inverso, de fusão, também obedece a uma anomalia para a água. Durante o "derretimento" de uma pedrinha de gelo, o volume diminui.

Quando a água é aquecida o que acontece com o volume?

Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.

Qual o líquido mais leve?

A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo mais leve do que esta. O azeite não flutua no álcool sendo, portanto, mais leve do que este.

Como identificar um líquido incolor?

Para saber se um liquido incolor era a substancia água ou uma mistura, mediu a densidade do liquido a 20°C. O valor encontrado foi de 1,12 g/ml.

Como identificar líquidos?

Líquidos

  1. Viscosidade: um líquido se apresenta menos viscoso que um sólido e com viscosidade maior que a de um gás. ...
  2. Compressão: os líquidos são menos compressíveis que os gases, nesse caso se assemelham com os sólidos onde é necessária uma elevada pressão para reduzir o volume.

O que são propriedades específicas da matéria Brainly?

As propriedades especificas são propriedades da matéria que variam de matéria para matéria, como é o caso da sua densidade, temperatura de fusão e de ebulição, ductibilidade, entre outras.

O que são as propriedades gerais da matéria?

As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.