Para que serve o exame de glicose-6-fosfato desidrogenase?

Para que serve o exame de glicose-6-fosfato desidrogenase?

Esse exame mede a quantidade de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) nas hemácias. A G6PD é uma enzima que protege as hemácias dos efeitos de oxidação. Se não houver G6PD suficiente, a hemácia fica mais vulnerável à lesão oxidativa.

Quem tem deficiência de G6PD pode tomar ibuprofeno?

Caso não cesse assim entre com ibuprofeno (sabemos que em sua bula consta como contra indicado para menores de 6 meses), 99% das crianças com Deficiência de G6PD fazem uso do ibuprofeno antes dos 6 meses por ser o mais seguro e não ser indutor de hemólise, então converse com seu pediatra ou hematologista e peça a ...

Porque é necessário homogeneizar o sangue?

O sangue deve ser homogeneizado através de imersão entre 5 e 8 vezes, a fim de evitar coagulação.

Qual a importância da sequência de tubos de coleta?

Após o uso do mesmo, um tubo de descarte deve ser utilizado, para então prosseguir a sequência das demais coletas. Qualquer alteração nessa sequência de coleta, pode gerar uma contaminação dos tubos subsequentes pelos aditivos presentes nos tubos anteriores, levando a resultados perigosamente incorretos.

Qual a importância da homogeneização do tubo de sangue com anticoagulante após a coleta?

Homogeneização para tubos de coleta não se deve homogeneizar tubos de citrato vigorosamente, sob o risco de ativação plaquetária e interferência nos testes de coagulação. a falha na homogeneização adequada do sangue em tubo com anticoagulante precipita a formação de microcoágulos.

Qual a diferença dos tubos de coleta?

Os tubos para coleta de sangue com as tampas em vermelho ou amarelo são para análises bioquímicas e sorológicas, pois contêm ativador de coágulo. A diferença entre as duas é que a vermelha possui gel e a amarela não.