O que é um bori de feitura?

O que é um bori de feitura?

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

O que devemos fazer para fazer parte do candomblé?

De um modo geral, as pessoas não pedem para ingressar no candomblé: são convocadas. Em alguns casos, a mãe de santo, ao jogar búzios, recebe a mensagem de que aquele indivíduo precisa participar da religião. Porém o jeito mais comum desse recado ser dado é quando o cidadão “bola no santo”.

Quais são os santos de macumba?

Dia de todos os santos da umbanda

  • Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.
  • Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim.
  • Ogum – São Jorge.
  • Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.
  • Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.
  • Omolú – São Lázaro ou São Roque.
  • Logun Edé – Santo Expedito.

Como ficou sendo chamada a equivalência entre os orixás e os santos da Igreja Católica?

Iemanjá está relacionada à Nossa Senhora da Conceição Cada um dos 16 orixás – as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda – corresponde a um ou mais santos católicos. ... Por causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades com os santos católicos para exercerem sua fé disfarçadamente.

Quem é Logun Edé na Igreja Católica?

Logunedé é um orixá totalmente masculino, não carrega os axés de Oxum e Erinlé, ele carrega apenas o seu próprio axé. ... Seus objetos devem permanecem junto aos assentamentos de Oxum e, sempre quando agradado, devemos agradar sua mãe. É um orixá muito vaidoso, é considerado o mais elegante de todos os orixás.

Quem é obá no candomblé?

Na sua mitologia de origem, Obá pode ser vista como um interessante orixá que se alterna entre a força de uma guerreira e a ingenuidade de uma apaixonada. ... Em suma, Obá é conhecida como um orixá muito poderoso e que, mesmo sendo feminina, tinha força suficiente para vencer vários orixás masculinos durante uma luta.