adplus-dvertising

O que é um plantão psicológico?

O que é um plantão psicológico?

O Plantão Psicológico (PP) é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites.

Como se configura um plantão psicológico?

O plantão psicológico é concebido como um espaço no qual qualquer pessoa que chegue até um profissional será atendida. A idéia central desta modalidade de atendimento é oferecer a quem procura a possibilidade de acolhimento e de ser ouvida. Á partir desta escuta, questões emergentes poderão ser trabalhadas.

Como surgiu o plantão psicológico?

O Plantão teve seu início no Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da USP, por volta de 1960, criado pela professora Rachel Lia Rosenberg, onde foi desenvolvido um Pronto Atendimento Psicológico inspirado em experiências norte-americanas vividas nas walk-in clinics (Bartz, 1997; Rosenthal, ...

O que é o aconselhamento?

auxílio ou orientação prestada por um profissional (psicólogo, etc.) a uma pessoa nas decisões que deve tomar em relação à escolha de profissão, curso, etc.

Como funciona o aconselhamento psicológico?

O principal objetivo do aconselhamento psicológico é resolver os problemas do paciente através da capacitação emocional e intelectual do mesmo. Em outras palavras, é habilitar o paciente a solucionar os seus incômodos a partir do conhecimento da sua personalidade e das suas experiências de vida.

Quais são as etapas do aconselhamento psicológico?

São elas:

  • Empatia: compreender a experiência do outro como se fosse a própria, sem jamais esquecer a condição “como se”.
  • Coerência ou autenticidade: ser como você parece, sempre coerente, digno de confiança no relacionamento.
  • Consideração positiva: interessar-se por seu cliente.

Quais os tipos de aconselhamento psicológico?

Existem diferentes tipos de aconselhamento, nomeadamente o aconselhamento da vida afetiva (conjugal e relacional) e o da vida social (orientação escolar e profissional). Em qualquer dos casos, segue-se a linha da psicologia de Carl Rogers, em que se pretende que o cliente encontre a sua própria solução e decisão.

Qual o método mais aplicado no aconselhamento psicológico atualmente?

Método diretivo Um dos métodos mais importantes de aconselhamento. Neste processo quem elabora o conselho é o próprio conselheiro a partir de suas reflexões pessoais, ele irá se basear na sua experiência em situações semelhantes às do aconselhando.

Quais diferenças permitem perceber que o Plantão Psicológico é uma modalidade distinta do modelo de clínica tradicional?

Podemos dizer que o plantão psicológico constituise como uma prática clínica da contemporaneidade, na medida em que ela promove uma abertura para o novo, o diferente e oferece um espaço de escuta a alguém que apresenta uma demanda psíquica, um sofrimento, oferece um momento no qual esse sujeito que sofre se sinta ...

Como Carl Rogers define aconselhamento?

O Aconselhamento Psicológico tem como teoria a de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e conseqüentemente capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida.

Qual o objetivo do aconselhamento?

O objetivo do aconselhamento é capacitar o paciente a dominar situações da vida, e engajar-se em atividade que produza crescimento e tomada.

Qual o significado de aconselhamento?

auxílio ou orientação prestada por um profissional (psicólogo, etc.) a uma pessoa nas decisões que deve tomar em relação à escolha de profissão, curso, etc.

O que é aconselhamento espiritual?

O aconselhamento espiritual, neste contexto teórico, tem como finalidade alcançar um alto grau de harmonia entre corpo, mente e espírito, levando as pessoas a crescerem com vistas a sua própria realização pessoal.

Quais as contribuições da psicologia para a área da saúde?

Ela atua no sustento da profilaxia, na compreensão pedagógica e científica, na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação específica da doença que acomete o paciente, agindo também na proposição de políticas de saúde.

Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter para utilizar um teste psicológico?

Considerando que é de responsabilidade do psicólogo a avaliação e a escolha dos instrumentos, métodos e técnicas no exercício profissional, um dos principais cuidados que este deve ter na escolha de um teste psicológico é consultar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) com o intuito de verificar se o ...

Quais as contribuições da psicologia e da nutrição para a mudança do comportamento alimentar?

Quando investigados sobre (3) eficácia do grupo psicoeducativo na mudança do comportamento alimentar, os participantes relataram que participar do grupo proporcionou melhora da autoestima, mudança de hábitos, realização de atividade física com maior frequência, compartilhar problemas com os outros, mudança de ...