Qual a principal expressão da cultura popular da sua região sul?

Qual a principal expressão da cultura popular da sua região sul?

Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a região Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Os estados integrantes são: o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. ... Entre as principais características culturais do gaúcho estão: a bombacha, o lenço, o poncho, e o chimarrão.

Como é representado o folclore na região sul?

Um dos principais personagens do folclore brasileiro e da Região Sul é o saci. Surgiu entre tribos indígenas que ficavam na Região Sul do Brasil, por volta do século XVIII. No sul, ele é representado como um menino moreno e com rabo que apronta peripécias na floresta.

Qual é o artesanato mais marcante?

Cerâmica e bonecos de barro: É a arte popular e de artesanato mais desenvolvidas no Brasil e desenvolveu-se em regiões propícias à extração de sua matéria prima - o barro.

Qual é o artesanato marcante do Brasil?

Cerâmica e bonecos de barro A cerâmica é uma das formas de arte popular e de artesanato mais desenvolvidas no Brasil.

O que é o artesanato no Brasil?

O artesanato brasileiro é um dos mais expressivos do mundo e se manifesta de várias formas. Os artesãos, com sua criatividade e habilidade, produzem peças que fazem sucesso tanto no Brasil como no mundo. Grande parte das peças produzidas no artesanato brasileiro são de grupos de artesãos de pequenas cidades.

Quais são os artesanatos do folclore brasileiro?

Bonecas, flores de palha, panela de pedra-sabão, colchas de tear, crochês, bordados, tricô, bróia, balaios de taquara, tapetes de arrailo, amarrados de corda, escultura (pedra-sabão e madeira), objetos de lágrima de Nossa Senhora, colchas de retalho, trabalhos feitos com vela e com penas de aves.

O que significa a palavra Folk-Lore?

A palavra Folclore, como se sabe, é o aportuguesamento da expressão inglêsa Folk-lore, em que folk significa "povo", e lore, "ciência, saber". Foi proposta pelo arqueólogo William John Thomas, que se ocultara com o pseudônimo de Ambrose Merton, em carta divulgada no n.

Qual é o conceito da cultura imaterial?

Cultura material e cultura imaterial são diferentes modalidades culturais que preveem a existência de elementos culturais fisicamente construídos e elementos culturais que não possuem uma criação física e material, respectivamente.

Como fazer uma comida e cultura material ou imaterial?

A comida de verdade, aquela preparada por pessoas de verdade, é um patrimônio cultural, tanto material – por seu aspecto físico, palpável e “degustável” -, quanto imaterial, pelo simbolismo que representa na história e no cotidiano.

O que são bens materiais exemplos?

Exemplo: terrenos, edifícios, casas, etc. c) Bens Materiais (tangíveis): Como o próprio nome diz, são aqueles que possuem formas ou corpo-matéria. Dividem-se: máquinas, equipamentos, veículos, mercadorias, etc. d) Bens Imateriais (intangíveis): São bens que não possuem matéria, ou seja, não podem ser tocados.

Quais são os Patrimônio Imaterial?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.