Para quem o positivo pode doar?

Para quem o positivo pode doar?

Assim, pessoas com sangue positivo podem receber sangue de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para quem também é positivo. Já pessoas com sangue negativo pode doar para quem é positivo ou negativo, mas só pode receber de quem é negativo.

Que sangue é considerado o receptor universal e qual é considerado o doador universal?

O tipo sanguíneo também é identificado pelo fator Rh positivo ou negativo. Cerca de 85% das pessoas têm Rh positivo. O tipo O- é considerado doador universal e o AB+ é o receptor universal, ou seja, pode receber sangue de qualquer um. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até quatro vidas.

Como solicitar exames de DST?

Nestes casos, é importante fazer uma consulta médica e exames de sangue para saber se há evidência de uma DST. Mesmo não havendo queixa ou sintoma de uma DST, solicite um exame de sangue. O exame deve incluir, entre outros, o anti-HIV (para AIDS), VDRL (para Sífilis) e HBsAg e anti-HBs (para Hepatite B).

Qual o nome do médico que cuida de DST?

O tratamento de um DST não é tão simples quanto parece, e dependendo de sua gravidade, como é o caso da Aids, seu tratamento pode durar o resto da vida. As mulheres devem procurar um Ginecologista para exames preventivos e no caso do homem, o médico indicado é o Urologista.

Qual médico ir para DST?

Para ter um diagnóstico preciso e correto de DST, é preciso ir ao hospital e passar em uma consulta com o médico ginecologista, no caso das mulheres, e com o médico urologista, no caso dos homens.

Qual o médico que cuida de DST no homem?

Qual médico devo procurar em caso de surgimento de uma lesão no genital? O especialista em doenças no genital masculino é o Urologista.

Onde fazer o teste de DST?

O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Veja a lista de serviços aqui. Os exames podem ser feitos de forma anônima.