Como usar o travessão no teclado do notebook?

Como usar o travessão no teclado do notebook?

A forma mais simples de se inserir um travessão em um documento de Word é utilizando o teclado numérico. A combinação de teclas é: Alt+0151. Porém, se você utiliza um teclado de notebook, que contém os números apenas em cima das letras e não no lado direito, isso não será possível.

Como usar o travessão no texto?

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Quando colocar travessão?

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.

Tem espaço depois de Travessão?

Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.

Como fazer travessão grande?

Atalhos para travessão (—)

  1. Alt (esquerdo) + 0151 (no teclado numérico);
  2. No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  3. No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  4. Aperte a tecla Windows + .

Qual a diferença do hífen para o travessão?

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

Quando aparece uma letra maiúscula logo após o travessão?

Se houver mudança de linha, e a nova frase inicia-se com travessão, ou seja, uma nova fala (discurso direto), então, letra maiúscula, e esta será a primeira da linha.

Tem letra maiúscula depois de dois pontos?

As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: ... Quando a informação depois dos pontos for uma citação entre aspas, esta começará com letra maiúscula.

O que vem depois do ponto de interrogação?

1) É de regra começarmos um período iniciando-o com letra maiúscula. 2) O ponto de interrogação e o de exclamação terminam períodos. Portanto, o período seguinte iniciar-se-á com letra maiúscula. ... Quando tal acontece, escreve-se minúscula depois do ponto de interrogação ou exclamação.

Como continuar um texto depois da interrogação?

Depois de ponto de interrogação ou de exclamação – Usa-se letra minúscula depois de ponto de interrogação ou de exclamação, no mesmo período , na primeira palavra que aparecer depois daqueles sinais, como em “Por que você demorou? perguntou a mãe aflita.” e “Que paisagem mais linda! exclamou Paulo.”.

Pode escrever depois do ponto de interrogação?

Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha.

Como se chama o ponto do i minúsculo?

O ponto, a pinta e/ou o pingo do i - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o nome que se atribui ao “acento inerente” à vogal i (pinta do i)? Ao ponto da vogal i dá-se o nome de ponto ou pinta.

Pode usar ponto final depois de parênteses?

Quando uma frase está entre parênteses, a pontuação vai depois do parêntese, a não ser que o sinal de pontuação pertença verdadeiramente à frase, isto é, àquilo que se diz, como no exemplo seguinte: Dizem que ele roubou o patrão. (Não acredito nisso!)

Pode usar ponto e vírgula depois de parênteses?

O uso da vírgula é independente do uso dos parênteses, pois se a locução entre parênteses não estiver na frase (e é característica da informação entre parênteses o facto de ser adicional ou não essencial), a pontuação deverá ser exactamente a mesma (ex.: Ele respeita os sinais de trânsito, observando todas as regras.).

Quando devo usar parênteses?

Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).

Como usar parênteses na redação?

Evite usar parênteses excessivamente, ficar toda hora explicando o que você "quis dizer" não é aconselhável, use parênteses apenas quando o que você for escrever entre eles enriqueça aquilo que já foi dito, evite que o leitor (que no caso será o corretor) de tanto "saltar" nas ideias entre parênteses acabe se perdendo ...

Para que foram utilizados os parênteses no primeiro parágrafo do texto?

Resposta: Diga exatamente que texto! Explicação: Mas ,pode significa que a palavra tem outras referências além do quer é ou uma explicação ou até mesmo uma adição de termos!

Pode ter parênteses em uma redação?

Em sua redação, utilize sempre as preposições em número limitado e cuidadosamente. 6) A utilização de parênteses pode ser bastante útil em uma redação, principalmente para mostrar alguma informação relevante que você queira acrescentar à sentença ou fazer alguma referência.

O que significa reticências entre parenteses em um texto?

5) Exatamente por isso, têm-se utilizado, na prática, as reticências entre parênteses ou entre colchetes, para indicar, com mais clareza, a supressão de parte do texto que consta do original.