O que é classificação Birads?

O que é classificação Birads?

O termo BI-RADS, um acrônimo em inglês para Breast Image Reporting and Data System, é uma classificação desenvolvida em 1993 pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR) com intuito de padronizar os relatórios mamográficos, de forma a minimizar os riscos de má interpretação dos laudos da mamografia e facilitar a ...

O que é baixa suspeição?

O significado dessa categoria é achado suspeito e podem ser divididos em: a (suspeição baixa, na qual são encontrados nódulo com mais de 3 lobulações e microcalcificações redondas), b (suspeição intermediária, na qual são encontrados nódulo lobulado com limites mal definidos e microcalcificações puntiformes) e c ( ...

O que é Nodulo de baixa densidade na mama?

Os nódulos mais densos tendem a ser mais suspeitos. A densidade deve ser caracterizada como: alta densidade; densidade igual ao parênquima; baixa densidade ou "contendo-gordura". A atenuação do nódulo com ALTA DENSIDADE é maior do que o esperado em um volume equivalente de tecido fibroglandular mamário.

Quando pedir PAAF tireóide?

Quando deve-se fazer uma PAAF de Tireoide? A paaf deve ser feita sempre que houver a suspeita de que um nódulo de tireoide seja um câncer! A grande maioria dos nódulos de tireóide são benignos (>90%)! Ou seja, a maioria dos pacientes NÃO devem fazer uma punção em um nódulo da tireoide!

Quais os critérios radiológicos para indicação da PAAF de tireoide?

Pacientes com acompanhamento conservador devem realizar PAAF se houver crescimento do nódulo em 50% no volume ou 20% em duas dimensões. A medida do volume do nódulo é calculada da seguinte forma: altura x largura x profundidade x 0,52.

Qual a finalidade PAAF da tireóide?

A punção aspirativa com agulha fina PAAF é uma ferramenta muito importante na análise dos nódulos tireoidianos, sendo o melhor exame para determinar se o nódulo é benigno ou maligno. Porém, para a vice-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, Dra.

Como solicitar PAAF de tireoide?

O médico solicita uma Punção Aspirativa com Agulha Fina quando o exame de ultrassom mostra:

  1. Nódulo na tireoide com mais de 0,5 cm e menos de 1 cm havendo suspeita de que possa ser maligno;
  2. Todos os nódulos com mais de 1 cm, sendo hipoecoico, complexo ou espongiforme;

Como é feita a pulsão da tireóide?

“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 181516 e RQE 14551).

Quem faz PAAF tireóide?

Qualquer profissional médico devidamente habilitado poderá fazer o procedimento. Na maioria das vezes quem faz este tipo de procedimento aqui no Rio de Janeiro são radiologistas especializados neste tipo de procedimento.

O que é cisto colóide da tireóide?

O cisto coloide corresponde a uma camada de tecido conjuntivo que contém em seu interior um material gelatinoso denominado coloide. Esse tipo de cisto pode ser redondo ou oval e varia de tamanho, no entanto não tende a crescer muito e nem se espalhar para outros locais do corpo.