Como e quando surgiu a mitologia grega?

Como e quando surgiu a mitologia grega?

A mitologia grega surgiu por volta de 700 antes de Cristo – a palavra mito tem origem grega e quer dizer narrar ou contar. Na época, os gregos eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e antropomórficos (os deuses se assemelhavam aos homens).

Quais são as mitologia grega?

Mitologia grega: os 20 principais mitos da Grécia Antiga

  1. O mito grego de criação do mundo. Para os gregos, no início havia o amor. ...
  2. O nascimento dos 12 Titãs. ...
  3. O mito de Cronos, o deus que devorava seus filhos. ...
  4. Titanomaquia ou Guerra dos Titãs. ...
  5. O mito de Pandora. ...
  6. O mito de Prometeu. ...
  7. Apolo: luta contra Píton e fundação do Oráculo de Delfos. ...
  8. Afrodite, Helena e a Guerra de Troia.

Quais são os tipos de mitologia?

Sendo assim, destacaremos abaixo algumas das mitologias mais conhecidas: Mitologia Grega. Mitologia Egípcia. Mitologia Nórdica.

Quem foi Hipérion na mitologia grega?

Hiperião, Hiperíon ou Hipérion (em grego: Ὑπερίων, transl.: Hyperíōn), na mitologia grega, é um dos titãs, filhos de Urano e Gaia. Por uma outra versão, atribuída por Diodoro Sículo aos cretenses, os titãs eram filhos de um dos curetes com Titeia, e o nome titãs deriva da sua mãe.

O que foi a guerra de titãs?

A Titanomaquia, na mitologia grega, foi a guerra entre os titãs, liderados por Cronos, contra os deuses olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo. Zeus conseguiu vencer Cronos após resgatar seus irmãos depois de uma luta que durou dez anos. ... Cronos casa-se com sua irmã titânide Reia.

Como Cronos derrotou Urano?

Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços. Do sangue de Urano que caiu sobre a terra, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades.