Qual a quantidade mínima de funcionários para ter menor aprendiz?

Qual a quantidade mínima de funcionários para ter menor aprendiz?

A legislação determina que toda empresa, com pelo menos sete empregados, deve contratar jovens nesta condição, com idades entre 14 e 24 anos, e inseri-los em seu quadro de empregados, num percentual de 5% a 15%, de acordo com o artigo 429 da CLT.

Como saber se o CBO entra para cota de aprendiz?

No site do Ministério do Trabalho podemos identificar quais CBOs integram ou não na base de cálculo. Acessando o site localizaremos o campo para realizarmos a busca por CBO e, ao digitarmos o código, o site fornecerá a “família/ocupação” pela qual acessaremos os detalhes clicando no código.

Qual a quantidade de funcionários para contratar menor aprendiz?

De acordo com a Lei 10.

Como saber se o CBO exige nível superior?

EX, o sócio administrador para levar a nomenclatura de administrador o cbo exige que tenha nível superior em administração e para exercer esta profissão deve ser cadastrado no órgão de classe.

Qual o CBO de menor aprendiz?

Informamos que não há um CBO específico para menor aprendiz devendo ser utilizado o CBO da função/atividade que será exercida. A contratação do aprendiz deve ser formalizada através de contrato escrito, com a devida anotação em CTPS e no livro de registro/ ficha ou sistema eletrônico de registro de empregado.

Quais os órgãos e entidades são responsáveis pela manutenção do Programa Jovem Aprendiz?

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); 3. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); 4. Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT); 5. Serviço Nacional de Cooperativismo (SESCOOP).

Quais as anotações devem constar na CTPS do aprendiz?

O contrato de trabalho do aprendiz deverá ser corretamente anotado na CTPS do trabalhador, devendo constar, na parte destinada a "Anotações Gerais", a existência do contrato de aprendizagem, bem como a função e o prazo do aprendizado, sob pena de ser considerado inválido o contrato, de acordo com o § 1º do artigo 428 ...

Quando um jovem e alistado no serviço militar durante a vigência do seu contrato de aprendizagem o contrato é suspenso até o retorno do mesmo não sendo este portanto motivo de encerramento antecipado?

O afastamento do aprendiz em virtude das exigências do serviço militar não constitui causa para rescisão do contrato, podendo as partes acordar se o respectivo tempo de afastamento será computado na contagem do prazo restante para o término do contrato do aprendiz (art.

Quais as únicas possibilidades em que um jovem aprendiz possui estabilidade no emprego?

Conclui-se, então, que as hipóteses de estabilidade provisória do menor aprendiz, em regra, serão as decorrentes de gravidez e doença/acidente de trabalho, possibilitando que o empregador elabore termo aditivo com o intuito de adequação do contrato de aprendizagem aos parâmetros estabelecidos pelo próprio Ministério do ...