Quais as características da Revolução Gloriosa?

Quais as características da Revolução Gloriosa?

A Revolução Gloriosa possui duas características marcantes: a forma pacífica como se desenvolveu e o marco do fim do absolutismo. Em decorrência do fim do absolutismo e a ascensão do poder da burguesia, algumas décadas depois tem início o processo de Revolução Industrial Inglesa.

Por que foi chamada de Revolução Gloriosa?

Foi a insatisfação do parlamento com o Rei e o seus excessos com o poder monarca. Quando foi mandado um documento, a declaração de direitos e ele não quis assinar. Recebeu esse nome por não ter sido preciso usar nenhuma arma por muitos soldados reais passaram para o lado dos soldados do parlamento.

Quanto a Revolução Gloriosa é possível concluir que?

Resposta: A Revolução Gloriosa acabou com o absolutismo na Inglaterra e instituiu uma monarquia parlamentarista, modelo que subsiste até hoje. Portanto, pode-se afirmar se que foi uma revolução política.

Como aconteceu a revolução inglesa?

O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688. As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas.

Em que ano ocorreu a Revolução Inglesa?

22 de agosto de 1642 – 3 de setembro de 1651

O que foi a revolução inglesa explique?

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.

Quando e como teve início a dinastia Stuart?

Como Elisabeth I não deixou herdeiros, em 1603 subiu ao trono Jaime I (1603-1625), rei da Escócia e parente de Elisabeth I, dando início à dinastia Stuart. Os governos dos Stuarts foram marcados pelos desentendimentos com o Parlamento e pela perseguição religiosa a católicos e puritanos calvinistas.

Quais foram as condições que favoreceram o desenvolvimento da Revolução Inglesa?

Favoreceram o desenvolvimento da Revolução Inglesa no Século XVII a grande extensão do Império Inglês, a vasta disponibilidade de matéria-prima, os estudos científicos desenvolvidos no país (que se destacaria, depois, nas descobertas do maquinário industrial) e uma forte sociedade civil.

Quais as condições que permitiram o desenvolvimento da indústria na Inglaterra?

A indústria na Inglaterra se desenvolveu de forma pioneira tendo em vista as condições políticas, sociais e econômicas da época. Isso porque a monarquia parlamentear instaurada possibilitou maior liberdade econômica para os burgueses. Ademais, as inovações tecnológicas como as industrias também foram fundamentais.