Quais são as matas de inundação?

Quais são as matas de inundação?

As matas de inundação são as sujeitas a água em excesso como os mangais, que vivem bem em áreas inundadas! De terra firme são as que vivem das chuvas anuais ou no caso de plantações vivem das regas!

O que caracteriza a terra firme?

A terra firme é o ecossistema de maior expressividade e de grande complexidade na composição, distribuição e densidade das espécies. Caracteriza-se pela heterogeneidade florística com predominância de espécies agregadas em algumas formações e aleatórias em outras (ARAÚJO et al., 1986).

Onde se localizam as matas de várzea?

Várzea é um tipo de vegetação característico da Amazônia, que ocorre ao longo dos rios e planícies inundáveis. Esse ambiente é periodicamente inundado e está sob o regime hidrológico do Rio Amazonas e de seus tributários mais próximos, por isso é bastante dinâmico, sendo constantemente remodelado pelos rios.

Como se divide a floresta amazônica e onde se localizam as respectivas matas?

A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. Mata igapó compreende uma cobertura vegetal que ocorre nas áreas de relevo suave (planícies) que se encontram às margens de rios, portanto, sofre inundações freqüentes.

Onde está localizado a Amazônia?

Características
LocalizaçãoBrasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Estados abrangidos no BrasilOcupa, aproximadamente, 49,29% do território brasileiro, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Em que região brasileira está localizada a Floresta Amazônica?

Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica ocupa 60% do território do Brasil, onde abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Em que país começa a Amazônia?

Localização. A floresta amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.