O que significa a palavra fonológica?
O que significa a palavra fonológica?
O vocábulo fonológico é uma entidade prosódica, caracterizada por um acento e dois graus de tonicidade possíveis, antes e depois do acento. ... A palavra fonológica é o nível da hierarquia prosódica que representa o mapeamento entre os componentes morfológicos e fonológicos de uma gramática. (Nespor and Vogel 1986: 141).
O que são formas livres presas e dependentes?
«[...] 1) forma presa, que só aparece ligada a outra e por ela condicionada; 2) forma dependente, que nunca aparece isolada, mas pode aparecer ligada a outra que não é aquela que a condiciona, quando entre ela e a sua condicionante se intercalam livremente outras formas; 3) forma livre, que aparece não raro isolada.»
O que é uma forma livre?
Segundo o Dicionário de Termos Linguísticos, forma livre é: «Morfema que, por si só, pode constituir uma palavra. Exemplos: mar; com; um.» ... Numa acepção mais restrita, forma presa pode identificar apenas os significantes que se associam a outras formas presas, constituindo uma palavra.
O que são formas remissivas presas?
As formas remissivas gramaticais presas são todas aquelas que acompanham um nome (concordando em gênero e número), aparecen- do antes dele ou antes do modificador que o acompanha dentro de um grupo nominal.
O que significa a palavra remissiva?
FORMAS REMISSIVAS GRAMATICAIS LIVRES As formas remissivas gramaticais livres são aquelas que não acompanham um nome dentro de um grupo nominal, mas que podem ser utilizadas para fazer remissão, anafórica ou cataforicamente, a um ou mais constituintes do universo textual.
O que é coesão por referência?
A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem.
Quais são os tipos de recursos coesivos?
Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.
Quais são os principais tipos de conectores utilizados na língua portuguesa para a construção textual de sua função semântica e cite exemplos?
Por conseguinte, por consequência, como resultado, por causa de, por isso, em virtude de, de fato, assim, com efeito, tão (tamanho, tanto)… que, porquanto, porque, pois, uma vez que, já que, como (valor de porque), visto que, portanto, que (valor de porque), logo, de tal sorte que, haja vista, de tal forma que.
Mais tópicos
- Como fazer o imperativo negativo?
- O que faz um profissional de QA?
- Que motivos causaram a expulsão dos holandeses?
- O que significa a palavra para que serve?
- O que é feito na primeira consulta do Pré-natal?
- O que fazer para desentupir o dreno?
- Qual a importância da obra O Capital de Karl Marx?
- Qual é o sinônimo de legado?
- Qual a diferença de tutela de urgência e de evidência?
- Qual é a vacina de um ano e três meses?
Artigos mais populares
- Qual é a diferença entre o ramalhete de um buquê de?
- Tem que pagar para usar Excel?
- Qual a vantagem de uma pesquisa experimental?
- O que é necessário para descobrir uma apólice de seguro?
- O que é um adjunto adverbial de lugar?
- Qual é o conceito de esporte coletivo?
- Qual o verbo modal que indica habilidade no presente?
- Quem deve pagar as custas judiciais na Justiça do Trabalho?
- Quando o autor tiver formulado pedido certo é vedado ao juiz proferir sentença ilíquida?
- Onde encontrar orelhão?