O que é ossificação e quais os tipos de ossificação?

O que é ossificação e quais os tipos de ossificação?

O processo de ossificação pode ocorrer de dois tipos: Ossificação Intramembranosa; Ossificação Endocondral. Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos.

O que são os Osteocitos?

Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

Quais são os componentes do tecido ósseo?

O tecido ósseo é um tecido de sustentação responsável pela formação dos nossos ossos. É um tipo de tecido conjuntivo e apresenta como principal característica a presença de uma matriz extracelular calcificada. Basicamente, esse tecido é constituídos por células chamadas de osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.

Como se explica o processo de ossificação?

A ossificação intramembranosa forma ossos chatos e irregulares. Nesse processo, as células mesenquimais diferenciam-se diretamente em osteoblastos, células especializadas que secretam matriz óssea. ... À medida que o tecido ósseo se desenvolve, os osteoblastos criam uma rede de trabéculas e espículas.

Como acontece o processo de ossificação Endocondral?

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.