Por que a ausência de núcleo compromete a síntese de proteínas em uma célula eucarionte?

Por que a ausência de núcleo compromete a síntese de proteínas em uma célula eucarionte?

Resposta: Se uma célula não apresenta um nucléolo, a produção de proteínas ficará deficitária, já que os ribossomos (organelas fundamentais neste processo), também estarão ausentes. Explicação: ... Dessa forma, quanto maior a organela, mais ribossomos estarão disponíveis para a síntese de proteínas do organismo.

Porque a ausência do Núcleo compromete a síntese?

Resposta: Pq o nucleolo é onde ocorre a organização (construção) dos ribossomos Este, por sua vez, é a organela essencial na síntese de proteínas. Então sem nucleolo, sem ribossomo sem síntese de proteínas.

O que acontecerá com os processos de transcrição e tradução Se ocorrer uma inativação do nucléolo?

Podemos afirmar que se ocorrer uma inativação na Região Organizadora do Nucléolo, ocorrerá a inativação dessa região e, com consequência disso, acontecerá a finalização da transcrição de RNA-ribossomico.

O que é a região organizadora do nucléolo?

Regiões organizadoras nucleolares (NORs) correspondem a alças do DNA contendo genes responsáveis pela transcrição do RNA ribossômico, de 18S e 28S, situados no nucléolo da célula. Por possuírem reatividade com a prata são chamadas de AgNORs.

O que é lâmina nuclear Qual a sua função?

A lâmina nuclear confere estabilidade mecânica ao envelope nuclear. Ao interagir com a cromatina, participa na determinação da organização tridimensional do núcleo interfásico. A composição da lâmina é baseada em proteínas chamadas laminas.

Qual é a função da Cariolinfa?

Cariolinfa, nucleoplasma, hialoplasma nuclear ou suco nuclear, é uma massa incolor constituída principalmente de água, proteínas e outras substâncias, o que faz com que o nucleoplasma seja muito parecido com o hialoplasma. Sua função é preencher o núcleo celular que contém os filamentos de cromatina e o nucléolo.

O que é Cariomembrana qual a função dessa estrutura?

O envoltório nuclear, também conhecido como carioteca, cariomembrana ou membrana nuclear (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol ...

Qual é o principal objetivo da meiose?

A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.