Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?

Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?

A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. Nesse caso, é privilegiada a experiência subjetiva do indivíduo.

Qual é a ideia central de uma terapia centrada no cliente?

Um tipo de aconselhamento terapêutico associado ao nome de Carl Rogers. ... A terapia centrada no cliente baseia-se na convicção de que o paciente tem potencialidades inerentes de crescimento que precisam apenas ser liberadas pelo terapeuta.

O que é Aconselhamento Psicológico na Abordagem Centrada na Pessoa?

O Aconselhamento Psicológico tem como teoria a de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e conseqüentemente capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida.

Quais são as 3 atitudes positivas do facilitador Segundo Rogers?

De acordo com Rogers (1977), tais procedimentos podem ser instaurados por meio de três atitudes facilitadoras: autenticidade ou congruência, consideração positiva ou aceitação e empatia.

O que defende a teoria humanista?

RESUMO A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado.

Qual foi a tendência pedagógica desenvolvida por Carl Rogers?

Rogers é considerado um representante da psicologia humanista e da corrente humanista em educação. Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.

O que é a pedagogia não diretiva?

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

Qual é a base da Psicoterapia Humanista não diretiva descrita por Carl Rogers?

A obra desenvolve as ideias que Rogers apresentara em sua palestra de 11 de dezembro de 1940, que ele define como o momento do nascimento de sua proposta inovadora de psicoterapia. A Psicoterapia Não-Diretiva parte de conceitos que têm como base o impulso individual para o crescimento e para a saúde.

Qual a diferença de empatia para empatia?

Empatia ou simpatia? ... A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender. Palavra relacionada: empatia.

Qual o significado de etnia racial?

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Quais são os grupos étnicos?

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Mais tópicos