Quem tem direito à remição de pena?

Quem tem direito à remição de pena?

Remição por estudo – De acordo com a legislação em vigor, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto pode remir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, caracterizada por atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, superior, ou ainda de requalificação ...

Quando posso pedir o regime aberto?

O regime aberto é imposto aos réus condenados a uma pena de até quatro anos de prisão, desde que não reincidentes (art. 33, § 2º, do Código Penal). ... 36, caput, do Código Penal). Também é necessário o cumprimento do requisito objetivo/temporal, que segue a regra de um sexto, dois quintos ou três quintos, conforme o caso.

Pode regredir do regime aberto para o fechado?

Assim, não se há admitir que em hipóteses de cometimento de crime doloso ou falta grave e, sendo fixado em sentença o regime inicial aberto, jamais possa o sentenciado regredir ao regime semiaberto ou, ainda, sendo fixado o regime inicial semiaberto, jamais possa regredir ao fechado.

Qual a pena mínima para iniciar no regime fechado?

§ 9º - O regime inicial de cumprimento da pena será fixado de acordo com os seguintes critérios: I - o condenado a pena igual ou superior a 8 (oito) anos deverá iniciar o cumprimento em regime fechado; II – o condenado não reincidente, em crime doloso, cuja pena seja superior a 4 (quatro) e inferior a 8 (anos) anos ...

O que é regime inicial aberto?

O regime aberto é uma modalidade de cumprimento de pena, prevista no artigo 33, § 1º, c, do Código Penal, no qual o sentenciado pode trabalhar durante o dia e recolher-se em Casa de Albergado durante a noite.

Como funciona o Semi-aberto na prática?

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não sendo caso de reincidência, o regime semiaberto destina-se para condenações entre quatro e oito anos. Nesse tipo de cumprimento de pena, a pessoa tem o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, mas deve retornar à unidade penitenciária à noite.

O que é um regime Semi-aberto?

adjetivo Meio aberto; que não está completamente aberto nem fechado; entreaberto. Regime prisional em que o prisioneiro tem uma liberdade condicionada, estando na prisão somente no período da noite e permanecendo fora do presídio no período do dia: regime semiaberto.

Como funciona o regime semiaberto em São Paulo?

No regime semiaberto, ele poderia trabalhar durante o dia, retornando à detenção a noite. “Esse tempo trabalhado é deduzido da pena a cumprir, um dia de pena para cada três dias trabalhados”, comenta Bonavere.