Quem pode ser testemunha de um processo?

Quem pode ser testemunha de um processo?

Qualquer pessoa, a princípio, pode ser testemunha, com exceção das pessoas incapazes, impedidas ou suspeitas (art. 447). Cumpre ressaltar que o Código Civil, em seu art. ... Se considerar indispensável para o bom andamento do processo, o juiz poderá admitir o depoimento das testemunhas menores, impedidas ou suspeitas.

Porque uma pessoa indicada como testemunha seria contraditada?

Quando alguma testemunha arrolada for considerada impedida ou suspeita de prestar depoimento em razão de parentesco ou amizade íntima com uma das partes ou por interesse no deslinde da causa, a parte contrária poderá se insurgir contra o seu testemunho através da contradita.

Quando posso contraditar uma testemunha?

Apesar de não constar no Código de Processo Civil, é usualmente considerado como momento oportuno para se contraditar a testemunha após a sua qualificação e antes que preste o compromisso de dizer a verdade.

O que é uma testemunha suspeita?

E o parágrafo 3º da norma é claro ao estabelecer que "são suspeitos: I - o inimigo da parte ou o seu amigo íntimo; II - o que tiver interesse no litígio." É que a testemunha, ainda que convidada por uma das partes, deve ser imparcial, e, nesses casos, entende-se que a pessoa não tem a imparcialidade necessária para ...

O que significa acareação de testemunhas?

A acareação é um procedimento previsto tanto no Código de Processo Civil quanto no Código de Processo Penal, cuja finalidade é a apuração da verdade, por meio do confronto entre partes, testemunhas ou outros participantes de processo judicial, que prestaram informações prévias divergentes.

O que significa uma amizade íntima?

Amizade íntima é conceito que remete a um vínculo forte, que vai além da mera convivência profissional, estando evidenciado, em tese, pelo noivado ou compadrio, assim como pela visitação frequente de um...

O que significa a palavra acareação?

Significado de Acareação [Jurídico] Confronto entre as testemunhas ou entre as partes, que fazem parte de um litígio, cujos depoimentos apresentam inconsistências ou contradições; confrontação. Etimologia (origem da palavra acareação). Acarear + ção.

É admitida a acareação entre peritos?

É admitida a acareação entre peritos? Não, assim como não se admite acareação entre perito e assistente técnico. Eventuais divergências entre peritos devem ser solucionadas conforme o disposto no artigo 180 do Código de Processo Penal.

O que prenuncia o princípio da verdade real?

Resposta correta Letra B - O princípio da verdade real impõe que o juiz deve averiguar os fatos além dos limites artificiais da verdade formal, ou seja, daquilo que os sujeitos processuais levam ao processo criminal.